22 nov 2019

Dia da Consciência Negra: bate-papo com influenciadoras sobre empoderamento crespo integra programação no Bairro da Paz

Ação acontece no Programa Avançar, no dia 19 de novembro, às 8h

Aceitação e representatividade. Estes foram os objetivos do bate-papo “Protagonistas da Beleza Negra”, que aconteceu no Bairro da Paz no último dia 19 de novembro, véspera do Dia da Consciência Negra, para abordar o empoderamento crespo. O evento recebeu a publicitária Carol Gonçalves, do blog Mulher Melhore, que acumula mais de 50 mil seguidores no Instagram, e a empresária Iasmine Fernandes, do perfil Vamos Cachear o Mundo, que possui mais de 70 mil seguidores.

As influenciadoras falaram sobre o processo de transição capilar, aceitação do cabelo crespo e os cuidados com os fios. O evento aconteceu na sede do Programa Avançar, mantido pela Santa Casa da Bahia, e foi direcionado para as crianças e jovens da região.  “Queremos que essas crianças, além de se amarem, sejam também disseminadoras desse processo de aceitação em suas famílias”, conta Leila Ferreira, educadora do Programa Avançar e uma das organizadoras da iniciativa.

O bate-papo ainda contou com a participação de Samuel Vida, doutorando em direito pela Universidade de Brasília e professor de direito da Universidade Federal da Bahia, que abordou os papeis do negro na sociedade e os diferentes contextos do racismo.

Programação no Programa Avançar – Diversas ações foram realizadas para a comemoração da Semana da Consciência Negra no Programa Avançar. No dia 18, alunos da oficina de dança afro apresentaram o espetáculo Corpografia Brasileira, que aborda a cultura popular brasileira através do maracatu. Nas mesmas ocasiões, o Coral da Paz, fruto da parceria entre a Santa Casa da Bahia e os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA), fez apresentações com repertório composto por músicas que conversam com a temática do novembro negro, como “menina pretinha”, de MC Soffia, e “bloco afro”, da banda Muzenza

No dia 19, além do bate-papo com as influenciadoras digitais, aconteceu um desfile, também intitulado “Protagonistas da Beleza Negra”, com crianças, adolescentes e mulheres do bairro, que destacou os mais bonitos penteados. Já no dia 20, educadores e alunos do Programa Avançar, além de estudantes de escolas públicas do Bairro da Paz e participantes de outros projetos sociais da comunidade, se reuniram na Caminhada da Consciência Negra. No encontro, foram exibidos cartazes com fotos de personalidades negras históricas.