Balcão de Justiça e Cidadania

????????????????????????????????????

Importante mecanismo de democratização do acesso à justiça, o Balcão de Justiça e Cidadania oferece serviços gratuitos para a comunidade do Bairro da Paz. A iniciativa é voltada à participação e entendimento na comunidade, bem como ao esclarecimento sobre direitos e deveres do convívio social.

São realizadas audiências de mediações de conflitos e formalizados acordos, assim como orientações, encaminhamentos, fixação de pensões alimentícias e visitas, divórcios, separações judiciais, reconhecimento de paternidade, união estável e conciliações.

Desde a inauguração do Balcão, em janeiro de 2007, já foram atendidas quase 15 mil pessoas, com uma média de 2 mil atendimentos por ano.

Programa de Educação Infantil

Centros de Educação Infantil (CEIs)

31 de março de 2018

A Santa Casa da Bahia é responsável pela criação e administração de seis Centros de Educação Infantil (CEIs) no Bairro da Paz, espaços nos quais cerca de 700 crianças são atendidas. Com idade entre 2 e 5 anos, os pequenos recebem educação de qualidade em regime integral e quatro refeições diárias orientadas por nutricionistas. Contam…

Leia Mais

Programa Avançar

Balcão de Justiça e Cidadania

31 de março de 2018

Importante mecanismo de democratização do acesso à justiça, o Balcão de Justiça e Cidadania oferece serviços gratuitos para a comunidade do Bairro da Paz. A iniciativa é voltada à participação e entendimento na comunidade, bem como ao esclarecimento sobre direitos e deveres do convívio social. São realizadas audiências de mediações de conflitos e formalizados acordos,…

Leia Mais

Banda Sinfônica e Coral da Paz

31 de março de 2018

Cerca de 130 crianças, com idade de 8 a 18 anos, fazem parte da Banda Sinfônica e do Coral da Paz, formações do Núcleo de Prática Orquestral e Coral (NPO) mantido no Bairro da Paz pela Santa Casa da Bahia e o Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia). Formada em 2013,…

Leia Mais

Coletivo Jovem

31 de março de 2018

O Coletivo Jovem, patrocinado pela Coca-Cola, é um projeto que apoia os jovens em seus projetos de vida a médio e longo prazo. A unidade, localizada no Avançar (Bairro da Paz), oferece cursos profissionalizantes e preparatórios para 150 pessoas com idade entre 15 e 29 anos, que estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio. Durante…

Leia Mais

Cursos Profissionalizantes

31 de março de 2018

A chance de aprender uma profissão pode fazer toda a diferença na vida de alguém. A Santa Casa da Bahia trabalha para valorizar habilidades e desenvolver competências dos participantes oferecendo cursos de formação de costureiras, marceneiros, eletricistas, maquiadores, pintores de obras civis, recepcionistas, auxiliares de cozinha etc., todos em parceria com o Serviço Nacional de…

Leia Mais

Escola de Informática e Cidadania

31 de março de 2018

A Escola de Informática e Cidadania (EIC) é responsável pela formação de crianças (a partir dos 7 anos), jovens e adultos, além de oferecer capacitação para o público da terceira idade. São cursos nas áreas de informática básica e redes de manutenção. A iniciativa visa propiciar o uso da tecnologia para transformação social, estimulando o…

Leia Mais

Projetos Complementares

Apoio Pedagógico

31 de março de 2018

O programa visa a melhoria da aquisição da linguagem de crianças que enfrentam alguma dificuldade de aprendizagem. As atividades são divididas em dois grupos: letramento, para alunos de 6 e 7 anos, com o objetivo de auxiliar na alfabetização; e Leitura de Mundo, para crianças de 8 a 11 anos, que busca desenvolver a interpretação…

Leia Mais

Corpo e Movimento

31 de março de 2018

Fortalecer a identidade cultural de crianças através da dança, música e capoeira. Este é o objetivo do projeto Corpo e Movimento, que é aplicado junto às crianças dos Centros de Educação Infantil (CEI) do Bairro da Paz. As atividades são incluídas na rotina diária dos 800 alunos, que têm de 2 a 5 anos de…

Leia Mais

Qualidade na Terceira Idade

31 de março de 2018

Atendendo a uma média de 30 idosos no Bairro da Paz, o projeto busca desenvolver principalmente a memória e a autoestima, através da participação em atividades recreativas e de orientação, que estimulam a socialização e o aprendizado. As oficinas, realizadas semanalmente e inteiramente gratuitas, se dividem em alongamento e relaxamento, ritmo e coordenação motora, yoga,…

Leia Mais

Casa de Saúde Solange Fraga

Casa de Saúde Solange Fraga

31 de março de 2018

Dotada de ambiente acolhedor, a Casa de Saúde Solange Fraga abriga crianças e adolescentes oriundos do interior da Bahia em tratamento contra o câncer e portadoras de cardiopatias no Hospital Santa Izabel. Neste espaço, que realiza 425 atendimentos por mês, pacientes e familiares ficam hospedados e recebem todo o apoio, durante o tempo que for necessário,…

Leia Mais