Já está em funcionamento o novo e bem estruturado Centro de Prevenção e Tratamento da Obesidade focado na prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e suporte após o tratamento, o Hospital Santa Izabel está preparado para atender com qualidade e segurança as pessoas que precisam de auxílio para superar o desafio do excesso de peso com segurança, conforto e bem-estar.
A caminhada para a perda de peso de cada pessoa é única. O novo Centro do HSI oferece tratamento individualizado, com acompanhamento clínico e, se necessário, tratamento cirúrgico da obesidade mórbida, de acordo com os mais seguros protocolos e diretrizes internacionais.
Cada caso é discutido num processo que envolve toda a equipe integrada por endocrinologistas, cirurgiões bariátricos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogo e assistente social. O conhecimento e a atuação desses profissionais são fundamentais para o sucesso do tratamento tanto clínico quanto cirúrgico.
Na vanguarda do tratamento cardiovascular no Brasil, o Hospital Santa Izabel iniciou este ano com duas novas conquistas, muito comemoradas pela renomada equipe profissional do Serviço do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia intervencionista do hospital, chefiado pelo médico José Carlos Brito, e recertificado com o selo diamante de qualidade.
Reconhecido como um dos mais qualificados, demandados e eficientes do país, se tornou o único Centro Independente da Bahia para realização de TAVI, procedimento realizados pelos cardiologistas intervencionistas Joberto Sena e Adriano Dourado, que tem alcançado resultados promissores no uso do cateter para substituir a válvula aórtica do coração. Essa honraria, restrita a apenas três outros centros de saúde do país, assegura agilidade e mais segurança no gerenciamento do paciente, reconhece o trabalho desenvolvido no uso pioneiro de novas técnicas para prevenção e maior eficiência no tratamento, fortalece o processo de formação de novos médicos especialistas e amplia o legado de menos vidas perdidas para as doenças cardiovasculares.
Reconhecido nacionalmente, o Programa de Cirurgia Robótica do Hospital Santa Izabel (HSI) completou agora quatro anos agora em março, contabilizando a marca de 1.623 procedimentos realizados com resultados promissores em termos de tempo de internação, recuperação e resolutividade no tratamento.
O investimento realizado pela Santa Casa da Bahia assegurou um avanço no tratamento de doenças de diversas especialidades e na qualificação do corpo médico. Pacientes de todas as regiões da Bahia têm se beneficiado da estrutura disponibilizada pelo hospital.
As intervenções seguem alcançado precisão e excelente desempenho, favorecendo a recuperação dos pacientes. As operações com o equipamento impactaram positivamente também numa busca maior por capacitação profissional e na produção científica. Exemplo de sucesso nesse sentido é o curso de Pós-Graduação em Bloco Cirúrgico, com ênfase em Cirurgia Robótica, da Faculdade Santa Casa, que vem despertando a atenção e o interesse de profissionais de enfermagem.
O Hospital Santa Izabel promoveu no último dia 24 de fevereiro a cerimônia de conclusão dos programas de Residência Médica de 46 alunos que fizeram especialização entre os anos de 2020 e 2023 no Hospital Santa Izabel. O evento foi realizado no Auditório Jorge Figueira e contou com a presença dos supervisores da Residência Médica, diretores do Santa Izabel e familiares dos formandos.
A residência médica é uma espécie de pós-graduação destinada a médicos sob a forma de curso de especialização. O sucesso do Programa de Residência do HSI segundo o diretor de Ensino e Pesquisa do Santa Izabel, Gilson Soares Feitosa, já soma algumas gerações de especialistas bem capacitados e é fruto também do comprometimento, preparo e experiência dos preceptores e supervisores dos programas, que no total abrangem 15 especialidades médicas.
O Programa de Gestão de Energia da Santa Casa da Bahia ganhou novo destaque. Dessa vez foi a “Health Care Without Farm”, organização não-governamental internacional que trabalha para que o mundo consiga reduzir a sua pegada ambiental, que recentemente publicou artigo ressaltando os resultados promissores alcançado a partir da implantação de ações que estão melhorando a eficiência energética nas dependências do Hospital Santa Izabel (HSI).
O artigo, cujo título é “Estudo de caso do Projeto Saúde Sustentável nas Compras (SHiPP): Santa Casa da Bahia, Brasil”, apresenta os resultados esperados para as ações com impacto direto no consumo, destaca o processo de implementação de painéis solares, usinas fotovoltaicas e substituição de quase 10 mil lâmpadas por tecnologia LED, além da instalação de medidores internos para criação de indicadores de desempenho e consumo e identificação de eventuais anomalias.
A elaboração e implantação de um sistema de gerenciamento de energia elétrica, diz Thiago Awad, engenheiro de Meio Ambiente do HSI, são fundamentais para o controle, mapeamento e eficiência do consumo. “Seguimos empenhados para reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em 50% até 2030 em comparação com 2020”, afirmou.
Foi realizada, no dia 20 de março, na Pupileira, a Assembleia Geral Extraordinária do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) e a diplomação dos associados fundadores e associados honorários.
O evento, que teve o objetivo de debater melhorias na qualidade do atendimento oferecido à população brasileira através do Sistema Único de Saúde (SUS), contou com a participação de representantes do Ibross, da Secretaria de Saúde da Bahia, da Procuradoria do Estado do Paraná, da Neopública, do Grupo de Apoio à Criança com Câncer-Bahia (GACC-BA), da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), da Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH), do Hospital Sírio Libanês, do Monte Tabor Centro Ítalo-Brasileiro de Promoção Sanitária, da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, além do provedor da Santa Casa da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves; do superintendente da Santa Casa da Bahia, Eduardo Queiroz; e do diretor do Hospital Municipal de Salvador (HMS), Gustavo Mettig.
A Faculdade Santa Casa (FSC) superou o percentual obrigatório de bolsas filantrópicas, determinado pela Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação (CEBAS), para alunos matriculados nos cursos de Fisioterapia, Psicologia, Enfermagem e Nutrição.
Em 2021, quando teve início a atuação no atendimento à filantropia, a FSC atingiu o número de 43 alunos bolsistas integrais CEBAS, superando o percentual obrigatório de 20% de bolsas. No final de 2022, o número chegou a 82 alunos contemplados por bolsas integrais CEBAS, também superando a meta obrigatória.
O Programa Avançar vem passando, desde 2009, por um processo de expansão e ganhou mais uma sede, uma segunda unidade que funciona na mesma rua do prédio antigo, a Rua Nossa Senhora da Paz.
Com a expansão, o espaço ganhará novos cursos, atendimento psicológico, jurídico e de saúde que são oferecidos gratuitamente à população.
A primeira novidade foi a inauguração do curso de judô, em pareceria com a Associação De Peito Aberto e financiado pelo Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), através da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal, que já possui 50 alunos matriculados.
Com a ampliação, também serão lançados novos cursos profissionalizantes e novos serviços prestados à população.
A fachada do novo espaço também ganhou uma arte em grafite, criada por uma das alunas da comunidade que participou de uma oficina de grafite. O desenho foi escolhido através de votação e foi pintado pelos alunos do curso, monitorado pela grafiteira Isabela Pita. O projeto, chamado de Comunidades Criativas, tem patrocínio do Instituto CCR, com apoio da CCR Metrô Bahia; realização da Flamingo Comunicação; produção da Horizonte Educação e Comunicação; com apoio da lei Federal de Incentivo à Cultura.
A Santa Casa de Misericórdia da Bahia divulgou a programação da II Edição do Ciclo de Palestras Cultura e Prosa, evento realizado pela Diretoria do Patrimônio Cultural da instituição, com apoio da Faculdade Santa Casa (FSC).
Este ano, as palestras serão realizadas mensalmente, entre abril e novembro, sempre às 17h, na Faculdade Santa Casa.
Dentre os palestrantes estão Joaci Góes, Astor Pessoa, Marcelo Veras, Rafael Dantas, Álvaro Dantas Júnior, Aleixo Belov, Tereza Paim e Alfredo Matta.
As inscrições podem ser feitas através do site da Faculdade Santa Casa (faculdadesantacasa.edu.br). Mais informações podem ser obtidas através do telefone (71) 2203-9850.
O Cemitério Campo Santo investiu na atualização do sistema de automação da sala de cerimonia do crematório, garantindo novos recursos e experiências aos familiares e amigos, durante o momento de despedida.
Na sala de cerimônias 4D agora é possível a escolha de três vídeos, com narração feita por uma voz masculina, feminina ou neutra, para homenagear o ente querido.
A transferência de músicas é feita através do sistema Bluetooth, com inclusão de fotos para projeção na parede, através de slides.
Também é possível exibir uma mensagem no final da cerimônia, escolhida pela família.
O Cemitério Campo Santo também disponibiliza o serviço de velório online, onde é necessário a solicitação de um login e senha para transmissão das imagens, garantindo mais privacidade à família.
Dentre os investimentos tecnológicos, o site do Campo Santo também passou por uma reformulação, ganhando novo layout, com captação de leads e otimizado para ser transformado em e-commerce, gerando mais comodidade e praticidade para quem acessa.