A Instituição
A Instituição
A Instituição
Sobre a Santa Casa

Santa Casa de Misericórdia da Bahia: uma Irmandade a Serviço do Bem

Terceira Santa Casa do Brasil, a Santa Casa da Bahia foi fundada em 1549, sob o comando do então Governador-Geral do Brasil, Tomé de Sousa, em uma construção de taipa e palha, situada onde hoje está localizado o Museu da Misericórdia. Por cerca de 200 anos, a instituição, que deu origem ao primeiro hospital do Estado, foi a única a prestar assistência aos baianos com projetos e iniciativas também voltados para as áreas de Assistência Social e Educação.

Com o tempo e a escassez das doações que outrora contribuíram grandemente para o seu crescimento, a Santa Casa da Bahia foi hábil em encontrar saídas rentáveis que a possibilitassem manter a autossustentabilidade. Hoje, é uma das instituições filantrópicas mais sólidas e respeitadas do Brasil.

A Santa Casa da Bahia do século XXI é uma associação beneficente de assistência social, que se propõe ao exercício da caridade e prestação de serviços nas áreas de saúde, ensino e pesquisa, cultura, assistência social e educação, sem subordinação ao Estado ou à Igreja.

A instituição, que sempre esteve a serviço do bem da população baiana, tem suas ações e atividades inspiradas nas 14 Obras de Misericórdia. Sete delas são espirituais: ensinar aos simples, dar bons conselhos, castigar com caridade aos que erram, consolar os tristes, sofrer as injúrias com paciência, perdoar a quem errou e rogar a Deus pelos vivos e pelos mortos. As outras sete são corporais: curar os enfermos, remir os cativos e visitar os presos, vestir os nus, dar de comer aos famintos, dar de beber aos sedentos, dar pousada aos peregrinos e sepultar os mortos.

As 14 Obras de Misericórdia guiaram a Rainha de Portugal, D. Leonor de Lencastre, uma mulher culta, forte e misericordiosa, na criação da primeira Santa Casa do mundo, em uma Lisboa empobrecida, no ano de 1498. As expansões ultramarinas foram as grandes responsáveis pela propagação da instituição em todo o mundo. Os portugueses fundavam uma Santa Casa em cada novo território conquistado. Assim nasceram no Brasil, em 1540, a Santa Casa de Olinda, e a de Santos, em 1542. Hoje, do Japão até o norte da Europa, existem mais de 800 Santas Casas. No Brasil, o número passa de 400, com gestões independentes entre si, apesar de co-irmãs.

 

A Santa Casa da Bahia tem a sua gestão orientada estrategicamente para que colaboradores e voluntários sigam a mesma base filosófica e, com isso, a sociedade possa compreender a personalidade da entidade.

 

  • Propósito: Cuidar de pessoas e estimular a dignidade.

  • Valores:
    A gente gosta de gente.
    Juntos podemos mais.
    Fazemos bem-feito, sem desperdício e com segurança.

  • Visão: Ser reconhecida como Instituição de excelência no cuidado de pessoas, com inovação e responsabilidade.

     

  • Posicionamento Estratégico: Excelência operacional.

Santa Casa da Bahia
Conheça a Santa Casa
Santa Casa da Bahia
Avenida Joana Angélica, 79, Nazaré - Salvador - BA, 40050-001, Brasil
Central: (71) 2203-9666
Hospital Santa Izabel
Geral: (71) 2203-8444
Marcação de Consulta: (71) 2203-8100
(71) 98188-3380
Certificações
Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3
QMentum IQG
QMentum IQG
2020 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital