Saúde e bem-estar para todos não será possível se o aumento médio global da temperatura exceder 1,5ºC (IPCC, 2021). Já está sendo possível perceber eventos climáticos extremos e com intervalos cada vez menores, trazendo impactos negativos associados, seja redução na oferta de alimentos, seja a promoção de doenças de veiculação hídrica por ausência de saneamento adequado.
Alinhado a missão da Instituição, a Santa Casa da Bahia entende o seu papel no combate às mudanças climáticas e na mitigação dos impactos ambientais associados, e desenvolve projetos sustentáveis e ações socioambientais no qual monitora-se o desempenho através de indicadores estratégicos, táticos e operacionais.
De acordo com matriz de gestão em sustentabilidade ambiental, a Instituição atua com programas de gestão em: água; energia; gases de efeito estufa (GEE); resíduos sólidos; compras sustentáveis; educação ambiental; e com processos de autorizações e licenciamentos ambientais. Estas ações estão alinhadas diretamente com 8 (oito) dos 17 ODS, sendo eles:
Em 2021, foi dado um passo importante frente ao combate das mudanças climáticas, a adesão do compromisso Race to Zero (RtZ). A corrida para o zero (tradução de Race to Zero) é uma campanha global para reunir liderança e apoio de empresas, cidades, regiões e investidores para uma recuperação saudável, resiliente e zero carbono que evite ameaças futuras, crie empregos decentes e desbloqueie um crescimento inclusivo e sustentável. A Santa Casa da Bahia firmou o compromisso de alcançar no Hospital Santa Izabel, pelo menos uma redução de 50% de suas emissões mensuráveis de gases de efeito estufa até 2030 — em relação à 2020 - e zero líquido até 2050, no máximo.
Em 2022, foi firmado outro marco na promoção do desenvolvimento sustentável na Instituição, com a publicação da Política de Sustentabilidade Ambiental - disponível no site da Santa Casa da Bahia. Esta ferramenta tem como objetivo principal de Política Corporativa de engajar colaboradores e parceiros a nos seguirem nas melhores práticas socioambientais.
Em 2015, o HSI foi instituição pioneira do Norte/Nordeste do país a se associar a Rede internacional de Hospitais Verdes e Saudáveis (RHVS), via Projeto Hospitais Saudáveis (PHS). Em outubro de 2016, o hospital aceitou o Desafio 2020 — A saúde pelo Clima, campanha internacional coordenada pela RHVS/PHS, que visa mobilizar organizações de saúde em ações corretivas e preventivas para minimizar as mudanças climáticas em defesa da saúde pública ambiental. Em 2021, a Santa Casa da Bahia aderiu ao RtZ com HSI, e renovou sua meta alinhando-a com as necessidades globais.
Em 2022, o Hospital Municipal de Salvador e o Hospital Santa Izabel, foram os únicos hospitais do Nordeste a completarem todos os desafios ativos no Brasil, visando a sustentabilidade ambiental na área de saúde. São eles:
Não há mais desenvolvimento sem sustentabilidade. Se não há sustentabilidade, não é desenvolvimento.
Clique aqui e confira alguns de nossos projetos e ações de cunho socioambiental, com foco na promoção do desenvolvimento sustentável, realizadas em nossas diferentes Unidades de Negócio.