A Instituição
A Instituição
A Instituição

Sustentabilidade

Cuidar do planeta também é cuidar da pessoa e estimular a sua dignidade.

Saúde e bem-estar para todos não será possível se o aumento médio global da temperatura exceder 1,5ºC (IPCC, 2021). Já está sendo possível perceber eventos climáticos extremos e com intervalos cada vez menores, trazendo impactos negativos associados, seja redução na oferta de alimentos, seja no aumento e intensidade das doenças de veiculação hídrica por ausência de saneamento adequado.

A Santa Casa da Bahia entende o seu papel no combate às mudanças climáticas e na mitigação dos impactos ambientais associados, e desenvolve projetos sustentáveis e ações socioambientais no qual monitora-se o desempenho através de indicadores estratégicos, táticos e operacionais.

De acordo com as diretrizes de sustentabilidade ambiental, a Instituição atua com programas de gestão em: água; energia; gases de efeito estufa (GEE); resíduos sólidos; compras sustentáveis; educação ambiental; e com processos de autorizações e licenciamentos ambientais. Estas ações estão alinhadas diretamente com 8 (oito) dos 17 ODS, sendo eles:

Rumo ao zero líquido

Em 2021, foi dado um passo importante frente ao combate das mudanças climáticas, a adesão do compromisso Race to Zero (RtZ). A corrida para o zero (tradução de Race to Zero) é uma campanha global, coordenada pela ONU para reunir lideranças e buscar o apoio de empresas, cidades, regiões e investidores para uma recuperação saudável, resiliente e zero carbono que evite ameaças futuras, onde visa a criação de empregos decentes e um crescimento inclusivo e sustentável. Renovando o nosso compromisso com a sustentabilidade, continuando na vanguarda das ações socioambientais na região nordeste, a Santa Casa da Bahia firmou o compromisso de alcançar no Hospital Santa Izabel pelo menos uma redução de 50% de suas emissões mensuráveis de gases de efeito estufa até 2030 — em relação à 2020 - e zero líquido até 2050, no máximo.

Política de Sustentabilidade Ambiental

Em 2022, foi firmado outro marco na promoção do desenvolvimento sustentável na Instituição, com a publicação da Política de Sustentabilidade Ambiental. Esta ferramenta tem como objetivo principal engajar colaboradores e parceiros a nos seguirem nas melhores práticas socioambientais.

Confira aqui a nossa Política

Rede Global de Hospital Verdes e Saudáveis (GGHH)

O HSI em 2015 foi instituição pioneira do Norte/Nordeste do país a se associar a Rede internacional de Hospitais Verdes e Saudáveis (RHVS), via Projeto Hospitais Saudáveis (PHS). Em outubro de 2016, o hospital aceitou o Desafio 2020 — A Saúde pelo Clima, campanha internacional coordenada pela RHVS/PHS, que visa mobilizar organizações de saúde em ações corretivas e preventivas para minimizar as mudanças climáticas em defesa da saúde pública ambiental. Em 2021, a Santa Casa da Bahia aderiu ao RtZ com HSI, e renovou sua meta alinhando-a com as necessidades globais.

Conheça algumas de nossas ações sustentáveis

Não há mais desenvolvimento sem sustentabilidade. Se não há sustentabilidade, não é desenvolvimento.

Clique aqui e confira alguns de nossos projetos e ações de cunho socioambiental, com foco na promoção do desenvolvimento sustentável, realizadas em nossas diferentes Unidades de Negócio.

Selos e Compromissos

Prêmios e Reconhecimentos

2017

  • Climate Challenge Award 2017 - Renewable Energy | Entregue pela Global Green and Healthy Hospitals.
  • Prêmio HealthARQ: Instituição do Ano em Sustentabilidade

2018

  • Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2018 (Governo de São Paulo)
  • Prêmio Benchmarking FESFBA 2018 (Categoria Socioambiental)

2019

  • Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2019 (Governo de São Paulo)
  • Prêmio Benchmarking FESFBA 2019 (Categoria Socioambiental)

2020

  • Certificação Green Kitchen (HSI)

2021

  • Certificação Green Kitchen (HMS)
  • 2021 Climate Challenge Award - Climate Resilience | Entregue pela Global Green and Healthy Hospitals.

2022

  • Prêmio Benchmarking FESFBA 2022 (Categoria Sustentabilidade Ambiental)
  • Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2022 (Governo de São Paulo)
  • Climate Challenge Award 2022 - GHG reduction (Silver — 2º Lugar) Entregue pela Global Green and Healthy Hospitals.
Santa Casa
Conheça a Santa Casa
Santa Casa da Bahia
Avenida Joana Angélica, 79, Nazaré - Salvador - BA, 40050-001, Brasil
Central: (71) 2203-9666
Hospital Santa Izabel
Geral: (71) 2203-8444
Marcação de Consulta: (71) 2203-8100
(71) 98188-3380
Certificações
Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3
QMentum IQG
QMentum IQG
2020 - 2023. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital