"Tenho orgulho de ser Santa Casa", afirma Daniela Gonzalez, ao comemorar vinte anos na Instituição

Em maio desse ano, a gerente de Suprimento da Santa Casa da Bahia, Daniela Gonzalez, recebeu diversas homenagens da sua equipe. O motivo? Uma comemoração muito especial: este ano, Daniela completou vinte anos de história como colaboradora da Instituição. E não se trata de uma simples história. São vinte anos caminhando por diversas funções, desde a de auxiliar administrativo, passando por assistente, supervisora e coordenadora, até chegar ao cargo de gerente.

“Não entrei aqui como gerente e sempre digo a todos do meu time: ‘Sejam curiosos, pesquisem, busquem se desenvolver. Se eu tivesse me restringido apenas às minhas atividades, talvez estaria no mesmo lugar. É preciso ter sede de conhecimento”, destaca Daniela.

Foi no dia 2 de maio de 2003 que ela, recém-graduada na faculdade de Administração Hospitalar, conseguiu o seu primeiro emprego, como auxiliar administrativo, no setor de Higienização do Hospital Santa Izabel (HSI).

“Na época, era feita uma análise de viabilidade para implantação da higienização orgânica no hospital. Aquela oportunidade foi primordial para colocar na prática tudo que aprendi na faculdade”, lembra.

Cinco meses depois, após uma reestruturação no hospital, Daniela passou a atuar como assistente administrativo e começou a assumir a carteira de Contratos.

“Hoje tudo é automatizado. Na época, fazíamos tudo de forma manual. Era bom porque eu conhecia todos os setores e tinha uma visão sistêmica do trabalho”, conta.

No ano seguinte, outra grande mudança aconteceu na sua vida: ela se casou e engravidou do seu primeiro filho. E foi no Hospital Santa Izabel (HSI), local onde Daniela trabalhava, que nasceu Lucas.

Pouco tempo depois de retornar da licença-maternidade, ganhou mais um presente: seu primeiro cargo de liderança. Em 2005 Daniela passou a atuar como supervisora no Multicentro de Saúde Amaralina Dr. Adriano Pondé, antigo Centro de Referência em

Doenças Cardiovasculares (CRDC), que passou a ser administrado pela Santa Casa da Bahia.

“Foi minha primeira vez em um cargo de gestão. Aprendi um pouco de todas as áreas, desde a higienização, manutenção, recepção e faturamento. Foram muitas histórias, muitas conexões”, descreve.

Após dois anos no Multicentro, em 2007, foi convidada para cobrir a licença-maternidade de uma colega e atuou, durante 5 meses, como coordenadora interina de Gestão e Hotelaria do HSI.

“A área foi crescendo tanto que, mesmo após a licença, continuei no setor, como supervisora de Lavanderia”, diz.

Mas os desafios não paravam por aí. Em 2008, ela foi convidada para cobrir mais uma licença-maternidade e foi atuar como coordenadora administrativa da Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães Netto, mais uma unidade pública que passou a ser administrada pela Santa Casa da Bahia, com a finalidade de atender gestantes de alto risco.

Após um regresso rápido para o HSI, quando participou do projeto de implantação da Hotelaria, retornou à Maternidade, como coordenadora administrativo financeira.

“Houve uma reestruturação da Diretoria. Foi criada a Gerência Administrativo Financeira. Foi um período muito rico, de muito aprendizado, trabalhando com saúde pública, dando acolhimento para gestantes de alto risco e prestando contas para o Estado. Na época, fiz pós-graduação em Saúde Pública e Gestão Pública. Sou muito agradecida ao superintendente, da época, Rubens Miranda, uma das pessoas mais humanas que já conheci na vida. Aprendi muito com ele”, ressalta.

Em 2016 a Santa Casa encerrou o contrato com o Estado para gestão da Maternidade. “Achei que seria desligada e terminaria ali a minha história com a Instituição, porém, recebi o convite para assumir a coordenação administrativa ligada à Gerência Financeira, na Pupileira”, conta.

Daniela passou a atuar, pela primeira vez, em uma área não-saúde. “Era responsável pela Jardinagem, Higienização, Suprimentos, Refeitório, Gestão de Controle de Consumo e, até mesmo, pela implantação do Almoxarifado”, pontua.

Em dezembro de 2017 fez uma seleção interna para assumir a coordenação de Compras do HSI. “Aceitei mais esse desafio”, celebra.

Em 2020, o setor de Compras passou a ser uma unidade coorporativa. “Além do HSI, absorvemos também as compras do Hospital Municipal de Catú (HMC), do Hospital Municipal de Salvador (HMS), da Administração Central e de todas as áreas não-saúde. Veio a pandemia e o trabalho foi triplicado, com escassez de máscara e aumento dos preços”, lembra.

Em julho de 2021, veio mais um convite para assumir a Gerência de Suprimentos. “Passei de uma equipe de 21 pessoas para 350 colaboradores”.

Dentre os desafios do novo cargo, Daniela destaca a importância em manter o equilíbrio entre o estoque e a sustentabilidade financeira, algo que ela faz com muita competência, depois de tantos anos conhecendo de perto o funcionamento da Instituição.

“São muitos anos, muitas histórias e experiências. Tenho orgulho de ser Santa Casa. Também agradeço a todos os gestores que tive ao longo dessa minha trajetória, pela oportunidade de aprendizado e pelo estímulo ao meu crescimento profissional”, comemora Daniela.