A Instituição
A Instituição
A Instituição
Informativos

Info Santa Casa de Misericórdia da Bahia

Ano 6 | Número 81
Período: Julho, Agosto e Setembro de 2022

Palavra do Provedor

Preparando um futuro melhor para todos

Esta nova edição do informativo eletrônico apresenta, de forma especial, a comemoração dos 129 anos do Hospital Santa Izabel e a homenagem que o Ministério da Saúde fez ao Professor Doutor Gilson Soares Feitosa, Diretor de Ensino e Pesquisa de nossa instituição. Desde a sua fundação, o Santa Izabel apresentou comprometimento com a assistência qualificada, segura e com o progresso da ciência, seja por meio da contribuição decisiva ao aprimoramento de profissionais médicos ou pelo caráter engajado na execução de pesquisas científicas.

Mas não dá para falar no progresso do ensino, da assistência em saúde e da pesquisa médica na Bahia sem falar no Professor Gilson Soares Feitosa. Sua intensa e dedicada atividade profissional tem sido decisiva para consolidar nossa instituição no mais alto patamar da Medicina brasileira. Ressalto aqui o orgulho de ter visto esse brilhante profissional receber a “Ordem do Mérito Médico”, honraria tão merecida e louvável.

Parabéns, Hospital Santa Izabel. Manifesto também meu muito obrigado a Dr. Gilson e meus cumprimentos a cada integrante da competente, preparada, diversificada e empenhada equipe profissional de nossa Santa Casa, que segue buscando a sustentabilidade para permitir um futuro melhor para todos os que ela serve e para a comunidade em que está integrada.

Boa leitura!
Preparando um futuro melhor para todos

Hospital Santa Izabel completa 129 anos preparado para atender cada vez melhor

Cada vez mais jovial, o primeiro hospital baiano completou 129 anos de funcionamento no bairro de Nazaré, onde se tornou referência nacional ao manter o compromisso de cuidar dos pacientes com conhecimento, qualidade e segurança. A data (30 de julho) foi comemorada com celebração ecumênica, exposição artística e inauguração de novas instalações do Serviço de Bioimagem, assegurando mais conforto e comodidade para os clientes do hospital.

As equipes profissionais especializadas, a estrutura tecnológica de ponta, os investimentos em ensino e pesquisa e as diversas iniciativas de pioneirismo e inovação fortalecem a prestação de um cuidado de excelência. O Hospital Santa Izabel multiplica diariamente solidariedade e bem-estar para a população baiana. “As necessidades de nossos pacientes são a nossa prioridade”, afirma o superintendente da Santa Casa, Eduardo Queiroz, destacando conquistas e superação de desafios que impulsionam e consolidam o Santa Izabel entre os grandes centros de cuidado, ensino e pesquisa médica e científica do país.

Hospital Santa Izabel completa 129 anos preparado para atender cada vez melhor

Diretor do HSI é condecorado com maior honraria dedicada à categoria médica no Brasil

Expoente de uma geração de médicos precursores, que trouxe inúmeros benefícios para o avanço da Medicina na Bahia, o Professor Doutor Gilson Soares Feitosa, Diretor de Ensino e Pesquisa do HSI, foi condecorado em 18 de agosto último com a Ordem do Mérito Médico, na Classe Comendador. A maior honraria dedicada à categoria médica no Brasil foi entregue pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em solenidade realizada no HSI. Dr Gilson foi reconhecido pelo notável serviço prestado no exercício da medicina e da docência e pelos relevantes serviços prestados à saúde brasileira.

Dr Gilson Soares Feitosa externou seu contentamento com a condecoração. “É uma enorme felicidade receber esta comenda aqui em minha casa, onde cumprimos a maior missão de nossas vidas: ajudar na formação de pessoas”, afirmou o homenageado. Ele contou que chegou no Santa Izabel em 1978. “Aqui só encontrei guarida, boa vontade e todo o apoio para cumprir a missão de ajudar as pessoas”, completou.

Diretor do HSI é condecorado com maior honraria dedicada à categoria médica no Brasil

Nova diretoria do Corpo Clínico e Comissão de Ética Médica tomam posse

O médico cardiologista Dr. José Carlos Brito assumiu o cargo de diretor do Corpo Clínico do HSI pelo período de dois anos. Brito atua no Santa Izabel há cinco décadas. A posse oficial aconteceu no dia 9 de setembro em solenidade realizada no Auditório Jorge Figueira. Durante o evento, foram empossados também os novos Chefes de Serviços e os componentes da Comissão de Ética Médica do Hospital Santa Izabel.

Essa é a nova diretoria eleita do Corpo Clínico: José Carlos Raimundo Brito – Diretor, Luiz Eduardo Café C. Pinto – Vice-diretor, Alina Coutinho R. Feitosa – 1ª. Secretaria, Cristiane Abbehusen C. Branco – 2ª. Secretaria e Rony Brito Fernandes – Tesoureiro. Eis a nova composição da Comissão de Ética: Sérgio Tadeu - Cirurgia torácica, Kleuber Moreira Lemos – Anestesiologia, Fernando Santos Oliveira – Nefrologia, Adroaldo Rossetti Júnior – Neurologia, Alex Guedes – Ortopedia, Luciano Santana de Miranda Ferreira – Proctologia, Anderson Castelo Branco – Otorrinolaringologia, Bráulio José Baraúna de Pinna Júnior – Arritmologia, Reinaldo Santos Júnior – Anestesiologia.

Nova diretoria do Corpo Clínico e Comissão de Ética Médica tomam posse

Oitava edição da Expochic reúne mais de 40 fornecedores no Cerimonial Rainha Leonor

A oitava edição da Expochic reuniu mais de 40 fornecedores do ramo de casamentos, no Cerimonial Rainha Leonor, nos últimos dias 12, 13 e 14 de agosto.

A tradicional feira de noivas, que acontece desde 2013, trouxe as principais tendencias do mercado e funcionou como uma rodada de negócios entre as noivas e as empresas.

No dia de abertura da Expochic foi realizado um desfile de vestidos de noivas e um coquetel para comemorar os 20 anos do no Cerimonial Rainha Leonor.

Já no último dia do evento, foi realizado o “Casamento Solidário”, um projeto do Cerimonial Rainha Leonor, com patrocínio dos fornecedores da Expochic, que realizam o sonho de colaboradoras da Santa Casa da Bahia que desejam casar na igreja da Pupileira.

As noivas, selecionadas por uma banca de jurados, ganharam decoração da igreja, orquestra, vestido de noiva, terno do noivo, bolo, cabelo, maquiagem, fotografia, bem-casado, espumante e transporte para levar a noiva até o altar.

Este ano, as histórias escolhidas foram da assistente de RH da Gerência de Gestão de Pessoas (GGP) da Santa Casa da Bahia, Thaís dos Santos Conceição; e da técnica da Diretoria de Ensino e Pesquisa do Hospital Santa Izabel (HSI), Ingrid Santana.

Oitava edição da Expochic reúne mais de 40 fornecedores no Cerimonial Rainha Leonor

Ação sustentável promove reaproveitamento de aventais em oficinas de arte

Idosas que são alunas do curso de artes do Programa Avançar, no Bairro da Paz, participaram de uma oficina de pintura para customizar ecobags que foram produzidas através de aventais descartáveis, adquiridos ao longo da pandemia da COVID-19, para utilização nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI's) do Hospital Santa Izabel (HSI), mas acabaram perdendo a validade.

O projeto teve como objetivo reutilizar os aventais, feitos com o material TNT, que seriam descartados devido o prazo de validade, mas serviram de matéria-prima para as oficinas de artesanatos, pintura e confecção das sacolas sustentáveis, gerando impacto socioambiental positivo e promovendo o engajamento da comunidade em ações sustentáveis.

“É um projeto muito importante, pois as idosas realizam um trabalho artístico e também terapêutico, de cura. Muitas me dizem que quando pintam estão fazendo terapia com as mãos. Também podemos ressignificar a ideia de lixo, transformando em arte as bolsas que serão utilizados por elas mesmas ou doadas às crianças do Programa Avançar”, pontuou a educadora social, Yngred do Nascimento, que conduziu as oficinas com as idosas.

Ação sustentável promove reaproveitamento de aventais em oficinas de arte

Museu da Misericórdia participa da 16ª primavera de museus

Mesmo fechado para obras de restauro, o Museu da Misericórdia marcou presença na 16ª primavera de museus, evento idealizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que se propõe a realizar anualmente programações culturais gratuitas em diversas instituições museológicas de todo o país, com o objetivo de estreitar a relação entre os museus e a sociedade.

Este ano, o evento teve como tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias”, com o objetivo de celebrar o bicentenário da Independência do Brasil.

A participação do Museu da Misericórdia aconteceu principalmente de forma virtual, através das redes sociais, com a exibição de vídeos que mostraram curiosidades sobre o processo de restauro, lives e bate-papos presenciais, transmitidos de forma online, mediados pela museóloga do Museu da Misericórdia, Osvaldina Cezar; e pela pedagoga do Museu da Misericórdia, Lúcia Bárbara.

Museu da Misericórdia participa da 16ª primavera de museus
Santa Casa
Conheça a Santa Casa
Santa Casa da Bahia
Avenida Joana Angélica, 79, Nazaré - Salvador - BA, 40050-001, Brasil
Central: 71 (71) 2203-9666
Hospital Santa Izabel
Geral: (71) 2203-8444
Marcação de Consulta: (71) 2203-8100
(71) 98188-3380
Certificações
Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3
QMentum IQG
QMentum IQG
HIMSS Analytics
HIMSS Analytics
2020 - 2022. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital