A Instituição
A Instituição
A Instituição
Informativos

Info Santa Casa de Misericórdia da Bahia

Ano 7 | Número 83
Período: Janeiro, Fevereiro e Março 2023

Palavra do provedor

Compromisso com o futuro sustentável

Nossa Santa Casa iniciou este ano em ritmo intenso, desenvolvendo ações para bem servir à sociedade e apresentando soluções para promover o bem-estar em todos os níveis, melhorar a vida das pessoas e proteger o planeta.

A atuação tecnicamente competente e dedicada de nossa equipe profissional contribui para o desenvolvimento da Bahia.

Nesta nova edição do Informativo apresentamos avanços importantes nas diversas áreas que atuamos e expressamos nosso compromisso de ajudar na construção de um futuro sustentável e melhor para todos.

Destaque especial ao progresso contínuo do Hospital Santa Izabel que consolidou aprendizados, deu mais agilidade às respostas, ampliou a promoção de saúde e tem conseguido liderar um legado de menos vidas perdidas para os mais diferentes tipos de doenças.

Nesta publicação, apresentamos também boas novas relacionadas à Faculdade Santa Casa, ao Campo Santo e as atividades socioeducacionais realizadas em benefício da comunidade do Bairro da Paz.

Boa leitura!

José Antônio Rodrigues Alves
Compromisso com o futuro sustentável

Hospital Santa Izabel conta com novo Centro de Prevenção e Tratamento da Obesidade

Já está em funcionamento o novo e bem estruturado Centro de Prevenção e Tratamento da Obesidade focado na prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e suporte após o tratamento, o Hospital Santa Izabel está preparado para atender com qualidade e segurança as pessoas que precisam de auxílio para superar o desafio do excesso de peso com segurança, conforto e bem-estar.

A caminhada para a perda de peso de cada pessoa é única. O novo Centro do HSI oferece tratamento individualizado, com acompanhamento clínico e, se necessário, tratamento cirúrgico da obesidade mórbida, de acordo com os mais seguros protocolos e diretrizes internacionais.

Cada caso é discutido num processo que envolve toda a equipe integrada por endocrinologistas, cirurgiões bariátricos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogo e assistente social. O conhecimento e a atuação desses profissionais são fundamentais para o sucesso do tratamento tanto clínico quanto cirúrgico.

Hospital Santa Izabel conta com novo Centro de Prevenção e Tratamento da Obesidade

Hospital Santa Izabel recebe certificação e se torna centro independente para realização de TAVI na Bahia

Na vanguarda do tratamento cardiovascular no Brasil, o Hospital Santa Izabel iniciou este ano com duas novas conquistas, muito comemoradas pela renomada equipe profissional do Serviço do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia intervencionista do hospital, chefiado pelo médico José Carlos Brito, e recertificado com o selo diamante de qualidade.

Reconhecido como um dos mais qualificados, demandados e eficientes do país, se tornou o único Centro Independente da Bahia para realização de TAVI, procedimento realizados pelos cardiologistas intervencionistas Joberto Sena e Adriano Dourado, que tem alcançado resultados promissores no uso do cateter para substituir a válvula aórtica do coração. Essa honraria, restrita a apenas três outros centros de saúde do país, assegura agilidade e mais segurança no gerenciamento do paciente, reconhece o trabalho desenvolvido no uso pioneiro de novas técnicas para prevenção e maior eficiência no tratamento, fortalece o processo de formação de novos médicos especialistas e amplia o legado de menos vidas perdidas para as doenças cardiovasculares.

Hospital Santa Izabel recebe certificação e se torna centro independente para realização de TAVI na Bahia

Programa de Cirurgia Robótica completa quatro anos com 1.623 procedimentos realizados

Reconhecido nacionalmente, o Programa de Cirurgia Robótica do Hospital Santa Izabel (HSI) completou agora quatro anos agora em março, contabilizando a marca de 1.623 procedimentos realizados com resultados promissores em termos de tempo de internação, recuperação e resolutividade no tratamento.

O investimento realizado pela Santa Casa da Bahia assegurou um avanço no tratamento de doenças de diversas especialidades e na qualificação do corpo médico. Pacientes de todas as regiões da Bahia têm se beneficiado da estrutura disponibilizada pelo hospital.

As intervenções seguem alcançado precisão e excelente desempenho, favorecendo a recuperação dos pacientes. As operações com o equipamento impactaram positivamente também numa busca maior por capacitação profissional e na produção científica. Exemplo de sucesso nesse sentido é o curso de Pós-Graduação em Bloco Cirúrgico, com ênfase em Cirurgia Robótica, da Faculdade Santa Casa, que vem despertando a atenção e o interesse de profissionais de enfermagem.

Programa de Cirurgia Robótica completa quatro anos com 1.623 procedimentos realizados

Residência Médica forma nova turma de especialistas

O Hospital Santa Izabel promoveu no último dia 24 de fevereiro a cerimônia de conclusão dos programas de Residência Médica de 46 alunos que fizeram especialização entre os anos de 2020 e 2023 no Hospital Santa Izabel. O evento foi realizado no Auditório Jorge Figueira e contou com a presença dos supervisores da Residência Médica, diretores do Santa Izabel e familiares dos formandos.

A residência médica é uma espécie de pós-graduação destinada a médicos sob a forma de curso de especialização. O sucesso do Programa de Residência do HSI segundo o diretor de Ensino e Pesquisa do Santa Izabel, Gilson Soares Feitosa, já soma algumas gerações de especialistas bem capacitados e é fruto também do comprometimento, preparo e experiência dos preceptores e supervisores dos programas, que no total abrangem 15 especialidades médicas.

Residência Médica forma nova turma de especialistas

Publicação internacional ressalta ações que asseguram economia e eficiência ambiental

O Programa de Gestão de Energia da Santa Casa da Bahia ganhou novo destaque. Dessa vez foi a “Health Care Without Farm”, organização não-governamental internacional que trabalha para que o mundo consiga reduzir a sua pegada ambiental, que recentemente publicou artigo ressaltando os resultados promissores alcançado a partir da implantação de ações que estão melhorando a eficiência energética nas dependências do Hospital Santa Izabel (HSI).

O artigo, cujo título é “Estudo de caso do Projeto Saúde Sustentável nas Compras (SHiPP): Santa Casa da Bahia, Brasil”, apresenta os resultados esperados para as ações com impacto direto no consumo, destaca o processo de implementação de painéis solares, usinas fotovoltaicas e substituição de quase 10 mil lâmpadas por tecnologia LED, além da instalação de medidores internos para criação de indicadores de desempenho e consumo e identificação de eventuais anomalias.

A elaboração e implantação de um sistema de gerenciamento de energia elétrica, diz Thiago Awad, engenheiro de Meio Ambiente do HSI, são fundamentais para o controle, mapeamento e eficiência do consumo. “Seguimos empenhados para reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em 50% até 2030 em comparação com 2020”, afirmou.

Publicação internacional ressalta ações que asseguram economia e eficiência ambiental

Santa Casa da Bahia recebe representantes de entidades do setor saúde em Assembleia Geral do Ibross

Foi realizada, no dia 20 de março, na Pupileira, a Assembleia Geral Extraordinária do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) e a diplomação dos associados fundadores e associados honorários.

O evento, que teve o objetivo de debater melhorias na qualidade do atendimento oferecido à população brasileira através do Sistema Único de Saúde (SUS), contou com a participação de representantes do Ibross, da Secretaria de Saúde da Bahia, da Procuradoria do Estado do Paraná, da Neopública, do Grupo de Apoio à Criança com Câncer-Bahia (GACC-BA), da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), da Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH), do Hospital Sírio Libanês, do Monte Tabor Centro Ítalo-Brasileiro de Promoção Sanitária, da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, além do provedor da Santa Casa da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves; do superintendente da Santa Casa da Bahia, Eduardo Queiroz; e do diretor do Hospital Municipal de Salvador (HMS), Gustavo Mettig.

Santa Casa da Bahia recebe representantes de entidades do setor saúde em Assembleia Geral do Ibross

Faculdade Santa Casa supera percentual obrigatório de bolsas filantrópicas

A Faculdade Santa Casa (FSC) superou o percentual obrigatório de bolsas filantrópicas, determinado pela Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação (CEBAS), para alunos matriculados nos cursos de Fisioterapia, Psicologia, Enfermagem e Nutrição.

Em 2021, quando teve início a atuação no atendimento à filantropia, a FSC atingiu o número de 43 alunos bolsistas integrais CEBAS, superando o percentual obrigatório de 20% de bolsas. No final de 2022, o número chegou a 82 alunos contemplados por bolsas integrais CEBAS, também superando a meta obrigatória.

Faculdade Santa Casa supera percentual obrigatório de bolsas filantrópicas

Projeto social da Santa Casa da Bahia no Bairro da Paz é ampliado, ganha novo prédio e novas atividades

O Programa Avançar vem passando, desde 2009, por um processo de expansão e ganhou mais uma sede, uma segunda unidade que funciona na mesma rua do prédio antigo, a Rua Nossa Senhora da Paz.

Com a expansão, o espaço ganhará novos cursos, atendimento psicológico, jurídico e de saúde que são oferecidos gratuitamente à população.

A primeira novidade foi a inauguração do curso de judô, em pareceria com a Associação De Peito Aberto e financiado pelo Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), através da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal, que já possui 50 alunos matriculados.

Com a ampliação, também serão lançados novos cursos profissionalizantes e novos serviços prestados à população.
A fachada do novo espaço também ganhou uma arte em grafite, criada por uma das alunas da comunidade que participou de uma oficina de grafite. O desenho foi escolhido através de votação e foi pintado pelos alunos do curso, monitorado pela grafiteira Isabela Pita. O projeto, chamado de Comunidades Criativas, tem patrocínio do Instituto CCR, com apoio da CCR Metrô Bahia; realização da Flamingo Comunicação; produção da Horizonte Educação e Comunicação; com apoio da lei Federal de Incentivo à Cultura.

Projeto social da Santa Casa da Bahia no Bairro da Paz é ampliado, ganha novo prédio e novas atividades

Santa Casa da Bahia divulga programação do Ciclo de Palestras Cultura e Prosa 2023

A Santa Casa de Misericórdia da Bahia divulgou a programação da II Edição do Ciclo de Palestras Cultura e Prosa, evento realizado pela Diretoria do Patrimônio Cultural da instituição, com apoio da Faculdade Santa Casa (FSC).
Este ano, as palestras serão realizadas mensalmente, entre abril e novembro, sempre às 17h, na Faculdade Santa Casa.
Dentre os palestrantes estão Joaci Góes, Astor Pessoa, Marcelo Veras, Rafael Dantas, Álvaro Dantas Júnior, Aleixo Belov, Tereza Paim e Alfredo Matta.
As inscrições podem ser feitas através do site da Faculdade Santa Casa (faculdadesantacasa.edu.br). Mais informações podem ser obtidas através do telefone (71) 2203-9850.

Santa Casa da Bahia divulga programação do Ciclo de Palestras Cultura e Prosa 2023

Cemitério Campo Santo investe em inovação tecnológica e instala novos recursos na sala de cerimônia da cremação

O Cemitério Campo Santo investiu na atualização do sistema de automação da sala de cerimonia do crematório, garantindo novos recursos e experiências aos familiares e amigos, durante o momento de despedida.
Na sala de cerimônias 4D agora é possível a escolha de três vídeos, com narração feita por uma voz masculina, feminina ou neutra, para homenagear o ente querido.
A transferência de músicas é feita através do sistema Bluetooth, com inclusão de fotos para projeção na parede, através de slides.
Também é possível exibir uma mensagem no final da cerimônia, escolhida pela família.
O Cemitério Campo Santo também disponibiliza o serviço de velório online, onde é necessário a solicitação de um login e senha para transmissão das imagens, garantindo mais privacidade à família.
Dentre os investimentos tecnológicos, o site do Campo Santo também passou por uma reformulação, ganhando novo layout, com captação de leads e otimizado para ser transformado em e-commerce, gerando mais comodidade e praticidade para quem acessa.

Cemitério Campo Santo investe em inovação tecnológica e instala novos recursos na sala de cerimônia da cremação
Santa Casa da Bahia
Conheça a Santa Casa
Santa Casa da Bahia
Avenida Joana Angélica, 79, Nazaré - Salvador - BA, 40050-001, Brasil
Central: (71) 2203-9666
Hospital Santa Izabel
Geral: (71) 2203-8444
Marcação de Consulta: (71) 2203-8100
(71) 98188-3380
Certificações
Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3
QMentum IQG
QMentum IQG
2020 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital