16h00

Hospital Santa Izabel recebe premiações por ações sustentáveis para redução de emissões de gases de efeito estufa

Compartilhe
Tamanho do Texto
Hospital Santa Izabel recebe premiações por ações sustentáveis para redução de emissões de gases de efeito estufa

Referência nacional em sustentabilidade ambiental, o Hospital Santa Izabel (HSI) foi contemplado com duas premiações, o Prêmio Amigo do Meio Ambiente (PAMA) e o Prêmio Benchmarking Fesba 2022, por ações de sustentabilidade que têm o compromisso com a redução de emissões de gases de efeito estufa. 

Com o case “Hospital Santa Izabel em busca do zero líquido: primeiros resultados  

alcançados na Race to Zero”, a unidade de saúde baiana teve destaque em ambas as premiações, recebendo o 1º lugar categoria socioambiental do Prêmio Benchmarking. 

A entrega do Prêmio Benchmarking Fesfba foi realizada no dia 22 de novembro, no Hotel Mercure, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, durante o V Fórum de Saúde Bahia. 

Já a cerimônia de entrega do PAMA será no dia 29 de novembro, durante a abertura do XV Seminário Hospitais Saudáveis – SHS 2022, que acontecerá em formato online. 

O PAMA foi criado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo para estimular iniciativas sustentáveis nas unidades públicas e privadas de saúde que atendem pacientes do SUS.  

“Estas novas conquista representam mais um estímulo para seguirmos progredindo e colocando a saúde no centro da questão climática”, ressaltou a diretora corporativa de Tecnologia e Operações da Santa Casa da Bahia, Mônica Bezerra. 

Hospital verde - Integrante da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, o Hospital Santa Izabel integra a campanha Race to Zero (RtZ), uma iniciativa internacional pela eliminação das emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050. A campanha estimula ainda que o hospital alcance, até 2030, pelo menos uma redução de 50% das emissões mensuráveis desses gases. 

Devido às ações em prol da responsabilidade ambiental, no ano passado, em 2021, o HSI conquistou o prêmio internacional Climate Challenge Champion Awards, na categoria Resilience

Segundo o engenheiro ambiental da Santa Casa da Bahia, Thiago Awad, em dois anos, o HSI alcançou a redução de 1.255 tonCO2e, que representa 30% das emissões de gases de efeito estufa, gerando positivos impactos sociais e uma economia associada de R$ 692 mil por ano. 

“Para cumprir a missão de cuidar das pessoas, a Santa Casa da Bahia entende que é fundamental reduzir a pegada de carbono ao mínimo possível, para compensá-la. Ou seja, é a saúde cuidando da saúde. É preciso olhar para fora da infraestrutura do setor e garantir que o desenvolvimento seja sustentável, para não comprometer a capacidade das futuras gerações em atender as suas necessidades. Visamos promover a sustentabilidade para guiar o mundo a um futuro melhor. Este objetivo conversa diretamente com o negócio da Santa Casa da Bahia, que é cuidar da pessoa e estimular a sua dignidade”. 

Segundo ele, os próximos passos na corrida para zerar as emissões de gases de efeito estufa no HSI serão a transição das unidades consumidoras de combustíveis fósseis para energia elétrica 100% limpa e renovável; a eliminação do uso do óxido nitroso e a montagem de uma usina fotovoltaica para abastecer as unidades satélites do hospital; além de outras ações pontuais de compensação. 

Santa Casa da Bahia
Conheça a Santa Casa
Santa Casa da Bahia
Avenida Joana Angélica, 79, Nazaré - Salvador - BA, 40050-001, Brasil
Central: (71) 2203-9666
Hospital Santa Izabel
Geral: (71) 2203-8444
Marcação de Consulta: (71) 2203-8100
(71) 98188-3380
Certificações
Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3
QMentum IQG
QMentum IQG
2020 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital