
No último sábado (4), a Santa Casa da Bahia ganhou o 1º lugar como “Melhor Projeto do Ano”, no prêmio PMI-BA do Project Management Institute.
A apresentação dos finalistas foi realizada para um comitê técnico e a cerimônia de premiação ocorreu durante o Seminário de Gestão, Projetos e Liderança (SGPL) 2025, que aconteceu no Hotel San Marino, em Salvador, entre os dias 9 e 11 de outubro.
A premiação teve o objetivo de promover o reconhecimento dos profissionais e organizações que atuam na área de gerenciamento de projetos na Bahia, disseminando as boas práticas da região e fortalecendo o setor.
A Santa Casa da Bahia participou com o projeto intitulado “Gestão Digital das Escalas Médicas de Plantão” e teve como gerente do projeto a analista de projetos da Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação (GTI), Isabelle Francine.
Segundo ela, o projeto teve como objetivo otimizar a gestão dos plantões médicos no Hospital Santa Izabel (HSI), através de uma solução digital que permite o acompanhamento em tempo real das escalas e presença médica, a geração de relatórios financeiros para pagamento e a centralização da comunicação entre médicos e coordenações.
A solução digital foi implantada nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), PAs (Pronto Atendimentos) e TMO (Transplante de Medula Óssea).
“Os coordenadores médicos, ao acessar a solução a partir de um navegador web, elaboram e divulgam as escalas médicas de plantão. Além de acompanharem a produtividade médica, os médicos plantonistas, através do aplicativo da solução no celular, recebem as notificações dos plantões, confirmam ou trocam os entre si os plantões com o conhecimento dos coordenadores médicos. O setor de Honorários Médicos (responsável pelo pagamento dos plantões realizados) tem acesso em tempo real a todas as informações necessárias para pagamentos e contam ainda com mais de 30 relatórios”, explicou Isabelle.
O projeto ocorreu no período de abril a outubro de 2024, com o início da operação em outubro de 2024. Como resultados obtidos, houve a redução de 95% no tempo de elaboração das escalas (de 10h para 30 minutos mensais na elaboração das escalas de plantão); comunicação centralizada, eliminando planilhas em Excel das escalas e grupos informais no Whatsapp dos médicos; previsibilidade financeira e controle gerencial; transformação digital com mais de 230 médicos plantonistas como usuários da solução; além de mais tempo dos coordenadores médicos para atividades de valor.
“Este prêmio reforça o compromisso da Santa Casa da Bahia com a inovação, a eficiência operacional e a qualidade assistencial. Além disso, inspira outras áreas da Santa Casa a adotarem práticas estruturadas de gestão de projetos, promovendo uma cultura organizacional orientada a resultados e valor agregado”, disse Isabelle.
Com a vitória do 1º lugar, a Santa Casa irá representar a Bahia no prêmio nacional, o “Melhores do Ano do Brasil em 2026”, que ocorrerá em abril do próximo ano, em Gramado (RS).