Hospital Municipal de Salvador completa seis anos com mais de 807 mil atendimentos realizados

Pacientes bem recebidos, alta performance e selo de qualidade fazem parte da cultura do primeiro hospital público municipal da capital baiana

Reconhecido pela qualidade e segurança no acolhimento resolutivo aos pacientes, o Hospital Municipal de Salvador (HMS) completa amanhã (4), seis anos de bons serviços prestados à população e segue firme cumprindo com integridade sua missão de salvar vidas e contribuir para que as pessoas tenham uma vida mais saudável.

Instalado em uma das áreas mais populosas da cidade, na confluência entre Cajazeiras e Boca da Mata, o hospital é um equipamento da Prefeitura de Salvador administrado pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia e exclusivo para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). São 220 leitos, sendo 40 de UTI e 150 de clínica médica cirúrgica e 30 de clínica pediátrica. Além disso a população conta com um parque de bioimagem com ressonância e tomografia computadorizada e um hospital-dia para a realização de endoscopias e colonoscopias, entre outros procedimentos.

Desde que foi fundado em abril de 2018, o hospital prestou 807.562 atendimentos, internou 60.258 pacientes, realizou 28.803 cirurgias, fez 645.893 exames de imagem e prestou 213.830 atendimentos ambulatoriais. Atualmente o HMS é responsável por, em média, 85% das regulações da UPAS e se mantém entre os hospitais que mais capta órgãos para doação na Bahia.

O engajamento de cada colaborador do hospital, afirma José Antônio Rodrigues Alves, provedor da Santa Casa, tem sido fundamental”. “Nos momentos de maior pressão, o hospital municipal tem se agigantado, e reafirmado o seu compromisso de encontrar as melhores soluções para que as pessoas tenham o apoio que tanto precisam”, diz o provedor.

Aperfeiçoamento contínuo - Desde o ano passado, em virtude da cultura organizacional de melhoria contínua e compromisso com padrões de qualidade e segurança, o HMS conquistou a certificação de qualidade "Acreditado Pleno Nível 2". Essa distinção, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), envolveu um processo de avaliação e revisão de procedimentos e protocolos, que reconheceu a qualidade do atendimento, a eficiência e celeridade dos processos internos e atestou o nível de segurança estrutural, de proteção sanitária e a harmonia entre os diversos setores da instituição.

O processo de aperfeiçoamento constante do HMS é ressaltado também pelo diretor geral da unidade, Gustavo Mettig. “Com dedicação e competência, estamos atingindo resultados assistenciais cada vez melhores”, diz o diretor, ao destacar que a eficiência no serviço prestado tem sido reconhecida pelos usuários dos serviços.

A memória afetiva da cidade do Salvador com o seu primeiro hospital público municipal envolve ainda a assistência reforçada prestada durante a pandemia da covid-19, quando o HMS cumpriu papel vital para salvar vidas.