A Instituição
A Instituição
A Instituição
Informativos

Info Santa Casa de Misericórdia da Bahia

Ano 6 | Número 82
Período: Outubro, Novembro e Dezembro de 2022

Palavra do provedor

Novos desafios

Grato pela confiança dos Irmãos e Irmãs desta Casa, manifesto aqui minha alegria de iniciar este novo mandato com disposição redobrada para seguir contribuindo com a evolução e sustentabilidade desta instituição, referência em assistir a todos com qualidade e segurança.

Nossa missão é servir. Contribuímos na formatação de um mundo melhor e mais saudável para as pessoas. Somos sensíveis à necessidade do próximo e vivemos intensamente o propósito de compartilhar o que sabemos e fazemos. É isso que queremos: atender sempre muito bem à população.

De forma sucinta, este informativo apresenta algumas realizações que marcaram os últimos três meses do ano. A informação de qualidade é vital nesta nossa trajetória de contribuir para um mundo melhor.

Boa leitura!

José Antônio Rodrigues Alves
Novos desafios

Santa Casa da Bahia empossa provedor e dirigentes para o triênio 2023-2025

O administrador e ex-secretário de Saúde do Estado da Bahia e do município de Salvador, José Antônio Rodrigues Alves, provedor reeleito da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, tomou posse nesta quinta (12) para a gestão 2023-2025, em solenidade realizada no Cerimonial Rainha Leonor, na Pupileira.

Na ocasião, também foram empossados o vice-provedor, Antoine Tawil, Ana Paula Gordilho Pessoa (escrivã); Sônia Magnólia Lemos de Carvalho (tesoureira); os mordomos diretores Ana Elisa Ribeiro Novis (Patrimônio Cultural), Antônio Geraldo Teixeira Neto (Patrimônio Imobiliário e Campo Santo), Célia Maria Pitangueira Gomes (Ação Social), Eduardo Argolo de Araújo Lima (Assistência Jurídica), Paulo Fernado Bittencourt Studart (Saúde) e Risalva Fagundes Cotrim Telles (Captação de Recursos).

“Agradeço a confiança dos Irmãos. Seguiremos somando esforços para que esta instituição continue sua firme caminhada de contribuição com o desenvolvimento da Bahia”, disse José Antônio Alves. Em seu discurso, ele fez um balanço dos três últimos anos em que esteve à frente da entidade e anunciou algumas ações para o novo mandato. A solenidade, bastante prestigiada, foi seguida de um coquetel, servido para cerca de 400 convidados.

A eleição teve a importante participação dos membros da Irmandade e foi realizada no final do ano passado na Pupileira.

Santa Casa da Bahia empossa provedor e dirigentes para o triênio 2023-2025

Procedimentos cardiológicos inéditos na Bahia são realizados no Santa Izabel

Conhecido como "Valve-in-valve Pulmonar Percutâneo", procedimento de alta complexidade e minimamente invasivo para implantação de uma válvula cardíaca, utilizando como via de acesso um vaso do corpo para tratar determinados tipos de cardiopatias congênitas graves, foi realizado de forma inédita na Bahia no Serviço de Hemodinâmica do Hospital Santa Izabel, no último 7 de dezembro.

O beneficiado foi uma criança de dez anos, anteriormente submetida à uma cirurgia cardíaca. Para esta intervenção específica, Dra. Cauyna Moreira convidou o especialista Dr. Raul Arrieta, membro da Coordenação do Serviço de Hemodinâmica em Cardiopatias Congênitas do Instituto do Coração- USP em São Paulo, que esteve em conjunto com Dra. Cauyna Moreira, hemodinamicista em cardiopatias congênitas e Dr Adriano Dourado, Cardiologista Intervencionista.

Segundo Dra Cauyna, o procedimento feito envolve uma recuperação mais rápida e com alta hospitalar precoce, culminando em melhores resultados. “O caso foi discutido em reunião de Heart Team, em conjunto com a cardiopediatra do Santa Izabel, Dra. Daniela Ladeia, e equipe clínica, e com a equipe de hemodinâmica, além de o paciente ter sido avaliado em conjunto em um serviço de referência em São Paulo”, disse a especialista.

Outra boa notícia é que no dia 31 de outubro foi realizado, no centro cirúrgico do Hospital Santa Izabel, um procedimento conhecido como "híbrido", por ser realizado em conjunto por duas equipes de especialistas - a de cirurgia cardíaca e a de hemodinâmica intervencionista - com o objetivo de tratar cardiopatias congênitas complexas em um paciente que já nasceu com o diagnóstico.

O caso do bebê de apenas 8 meses foi amplamente discutido previamente em reunião do Heart Team, em conjunto com a equipe clínica de cardiopediatras e de intensivistas pediátricos do hospital, assim como as equipes de hemodinâmica e de cirurgia cardíaca. Após um planejamento em conjunto, a cirurgia foi realizada pela cirurgiã cardíaca Dra. Nadja Kraychete e equipe; e pelos hemodinamicistas, Dra. Cauyna Moreira (intervencionista em cardiopatias congênitas) e Dr. Adriano Dourado (cardiologista intervencionista).

Procedimentos cardiológicos inéditos na Bahia são realizados no Santa Izabel

Hospital Santa Izabel confirma conquista da certificação internacional sem restrições

Referência de boas práticas em qualidade e segurança do paciente, o pioneiro hospital baiano vem demonstrando firme capacidade de aperfeiçoar continuamente os processos assistenciais, e assim se firmar entre os principais complexos hospitalares do Brasil.

O Hospital Santa Izabel (HSI) acabou de conquistar mais um reconhecimento internacional com a recertificação hospitalar Qmentum, na categoria diamante. A manutenção do selo de acreditação, recomendado sem restrições, renova o compromisso da instituição com a oferta de assistência em saúde segura e de alta qualidade ao paciente e fortalece o processo de melhoria contínua da gestão corporativa.

A recertificação internacional foi concedida pela equipe de auditores, após análise da qualidade e segurança em relação aos processos assistenciais e de gestão, de acordo com as melhores práticas mundiais.

Para Rubens José Covello, CEO do Quality Global Alliance, este é realmente um marco a ser comemorado. “Nós parabenizamos a equipe do Hospital Santa Izabel pelo compromisso em oferecer saúde segura e serviços de alta qualidade”, completou.

Na avaliação de Eduardo Queiroz, superintendente da Santa Casa, a recertificação internacional reforça o compromisso da instituição em investir na adequação e melhoria dos processos, como forma de garantir mais segurança e qualidade assistencial, além de reduzir riscos no ambiente hospitalar. “Tudo isso demonstra que o trabalho realizado está conectado e atualizado com as melhores práticas internacionais de saúde”, disse Queiroz.

Hospital Santa Izabel confirma conquista da certificação internacional sem restrições

Diretor de Ensino e Pesquisa é homenageado no Congresso Mundial de Cardiologia

O médico cardiologista e diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Santa Izabel (HSI), professor Dr. Gilson Soares Feitosa, foi homenageado durante o Congresso Mundial de Cardiologia, realizado entre os dias 13 e 15 de outubro, no Rio de Janeiro.

O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) em parceria com a World Heart Federation. “Foi uma grande alegria ter esse reconhecimento com toda comunidade cardiológica presente. Muito generosamente a SBC me concedeu essa homenagem e, todo trabalho que fiz para galgar esse prêmio foi como professor de Cardiologia, principalmente no HSI”, ressaltou o homenageado.

Diretor de Ensino e Pesquisa é homenageado no Congresso Mundial de Cardiologia

Casa de Apoio Solange Fraga é reinaugurada com a abertura da CASACOR Bahia Beneficente

A nova Casa de Apoio Solange Fraga foi reinaugurada, no bairro da Saúde, e voltará a atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que realizam tratamento oncológico ou cardiopata no Hospital Santa Izabel (HSI).

A reabertura aconteceu com a realização da CASACOR Bahia Beneficente, que doou parte do mobiliário utilizado no evento para o local.

Administrada pela Santa Casa da Bahia, a Casa de Apoio Solange Fraga foi fundada em 2009 e funcionou durante onze anos, quando foi fechada durante o período de pandemia. Este ano, a Santa Casa da Bahia e o Grupo Oncoclínicas uniram forças para a reabertura do espaço, realizando diversos eventos beneficentes e fazendo parcerias com marcas voluntárias que desenvolveram projetos para dar continuidade ao trabalho social.

“Estamos retomando o funcionamento da Casa de Apoio Solange Fraga com uma nova forma de assistência. O espaço receberá, durante o dia, crianças atendidas na Unidade Erik Loeff, situada dentro do Hospital Santa Izabel (HSI). Muitos pacientes em tratamento oncológico passam o dia inteiro dentro de um hospital, o que não seria saudável para uma criança. Aqui ela poderá passar o dia, viver novas experiências, fazer novos amiguinhos e ter refeições em um local adequado e digno”, disse o provedor da Santa Casa da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves.

Casa de Apoio Solange Fraga é reinaugurada com a abertura da CASACOR Bahia Beneficente

Cemitério Campo Santo tem programação especial em Dia de Finados

Como já é costume em todos os anos, o Cemitério Campo Santo preparou uma programação especial para celebrar o Dia de Finados 2022.

Às 9h foi realizada uma missa presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Valter Magno de Carvalho, e pelo padre Lázaro Muniz, capelão do cemitério. A cerimônia contou com a presença do provedor da instituição, José Antônio Rodrigues Alves, e membros da Irmandade.

Logo depois, houve uma oração inter-religiosa com a participação de líderes de diversas religiões, a exemplo do candomblé, umbanda, islamismo, Hare Krishna, católicos e evangélicos.

Para acolher os visitantes, o Cemitério Campo Santo preparou uma ação em parceria com alunos do curso de Psicologia da Faculdade Santa Casa. Sob a supervisão da psicóloga e coordenadora do curso, a professora Silvia Teles, a ação chamada “Árvore da Vida” deu a oportunidade para as pessoas homenagearem os entes queridos depositando em uma árvore uma fitinha com palavras que simbolizavam lembranças deixadas pela pessoa.

Os visitantes também foram recepcionados com rosas brancas e com apresentação de músicos violinistas e saxofonistas.

Cemitério Campo Santo tem programação especial em Dia de Finados

Cão terapeuta auxilia pacientes em tratamento e vira xodó nos veículos de comunicação

Iniciativa que alcançou repercussão nacional na mídia, o Projeto de PetTerapia trouxe alegria e ajuda a pacientes em tratamento no Hospital Municipal de Salvador, equipamento da estrutura do poder público municipal, administrado pela Santa Casa. Desde o último mês de outubro, 'Mick' tem sido grande atração dos pacientes pediátricos. Na ala de internação adulta, não é diferente, o cão terapeuta da raça Golden Retriever, traz conforto e um incentivo a mais, principalmente para quem já está há muito tempo internado.

A Terapia Assistida por Animais (TAA) no HMS foi elaborada de forma conjunta com as equipes assistenciais e de controle da infecção hospitalar, em parceria com uma empresa especializada, que assegura o cuidado à saúde dos pacientes e colaboradores, além da segurança do animal. “Se pudermos ajudar a trazer um alento, um sorriso ao rosto de alguém e dar-lhe um pouco de alívio durante o tratamento, então tudo vale a pena”, diz o Gerente Médico do hospital, José Mário Meira Teles.

Essa ação reafirma a reconhecida tradição da Santa Casa da Bahia em prestar cuidado humanizado e se integra a outras iniciativas de relevo já implantadas, a exemplo dos programas “Três Desejos” e "Passeios que curam", envolvendo muito comprometimento da equipe multidisciplinar do hospital.

Cão terapeuta auxilia pacientes em tratamento e vira xodó nos veículos de comunicação
Santa Casa da Bahia
Conheça a Santa Casa
Santa Casa da Bahia
Avenida Joana Angélica, 79, Nazaré - Salvador - BA, 40050-001, Brasil
Central: (71) 2203-9666
Hospital Santa Izabel
Geral: (71) 2203-8444
Marcação de Consulta: (71) 2203-8100
(71) 98188-3380
Certificações
Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3
QMentum IQG
QMentum IQG
2020 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital