12h00

Crianças distribuíram livros pelo Bairro da Paz

Compartilhe
Tamanho do Texto
Crianças distribuíram livros pelo Bairro da Paz

O que você faria se encontrasse um livro na sua porta, no assento do ônibus, ou mesmo no banco da praça? Iria ler, doar, dar de presente? Quais cuidados tomaria com seu novo artefato? Provocar essa decisão foi um dos objetivos da ação programada pela Biblioteca Comunitária Graciliano Ramos, uma das iniciativas do Programa Avançar, no Bairro da Paz, Unidade Sociocultural da Santa Casa da Bahia. O projeto foi realizado no Dia Nacional do Livro Infantil (18/04) pelas crianças da comunidade que frequentam a biblioteca.

Mesmo com chuva, ao todo foram distribuídos mais de cem exemplares de livros dos mais diversos gêneros pelas ruas do bairro. Os exemplares foram propositalmente “esquecidos” em diferentes espaços, pelas 43 crianças que compõem as turmas da biblioteca. Em cada exemplar, um bilhete para o novo dono, enfatizando a importância daquele item. Alguns livros também foram entregues diretamente nas mãos de comerciantes e moradores locais.

De acordo com a 4ª edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, desenvolvida em março de 2016 pelo Instituto Pró-Livro, 74% da população brasileira nunca comprou um livro na vida, e ao menos 30% dos entrevistados nunca leram uma única obra.

Segundo a bibliotecária da Santa Casa da Bahia, Leila Ferreira, o objetivo foi justamente disseminar o hábito da leitura pela comunidade, tornando possível que outras pessoas tenham acesso à leitura, ou mesmo passem a cultivar a prática da leitura no seu cotidiano.

A bibliotecária desenvolve atividades com quatro turmas, onde cada uma delas está trabalhando na confecção de um livro gigante, com produção de textos e ilustrações: “As aventuras de Mickey e Peter Pan”, “As aventuras de um gato”, “A borboleta que queria ser menina” e “O lobo e o super-herói”.

O dia 18 de abril foi escolhido para representar a data nacional do livro infantil por ser também o dia em que nasceu Monteiro Lobato, um dos escritores que mais se dedicou ao gênero literário voltado ao público Infanto-juvenil brasileiro. Entre seus personagens mais ilustres, estão aqueles que povoam o Sítio do Pica-Pau Amarelo.

 

Programa Avançar

O Avançar – Centro de Referência em Promoção Social e Capacitação foi inaugurado em 2009 pela Santa Casa da Bahia com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento social do Bairro da Paz. O espaço promove acesso à formação profissional, geração de emprego e renda, educação para cidadania, cultura e lazer, para crianças, jovens e adultos moradores da comunidade, totalizando cerca de 2.700 pessoas atendidas por ano.

 

Santa Casa da Bahia
Conheça a Santa Casa
Santa Casa da Bahia
Avenida Joana Angélica, 79, Nazaré - Salvador - BA, 40050-001, Brasil
Central: (71) 2203-9666
Hospital Santa Izabel
Geral: (71) 2203-8444
Marcação de Consulta: (71) 2203-8100
(71) 98188-3380
Certificações
Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3
QMentum IQG
QMentum IQG
2020 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital