Inaugurações marcam aniversário de 125 anos do Hospital Santa Izabel

Ampliação do pronto-atendimento pediátrico, reforma de enfermaria SUS e novo laboratório de análises clínicas estão entre as novidades

Inaugurações marcam aniversário de 125 anos do Hospital Santa Izabel

Em 30 de julho, a Santa Casa da Bahia comemorou os 125 anos de localização do Hospital Santa Izabel (HSI) no bairro de Nazaré com uma série de novidades. Na ocasião, a instituição inaugurou novas instalações do Pronto-Atendimento Pediátrico e de uma das enfermarias do hospital, além do inovador Núcleo de Relacionamento Médico. A apresentação de um novo laboratório de análises clínicas e da nova infraestrutura de call center também fizeram parte da programação de aniversário, que foi encerrada com o lançamento de um livro em homenagem ao médico Durval Olivieri, ex-diretor do Santa Izabel.

Com as intervenções para ampliação, o Pronto-Atendimento Pediátrico passa a prestar assistência mais ágil e qualificada. Depois de passarem pela triagem, os pacientes serão direcionados para alas diferentes de atendimento de acordo com a classificação de risco. Dessa forma, o Hospital Santa Izabel prestará de maneira mais personalizada e rápida a assistência para casos de qualquer gravidade, o que deve contribuir para a diminuição do tempo de espera. Para operação da nova estrutura, foram contratados mais profissionais médicos e de enfermagem. “Em nosso pronto-socorro, além do tamanho amplo, teremos uma retaguarda, com exames de imagem, UTI e equipe médica especializada para atender o público pediátrico”, afirma Ricardo Madureira, diretor técnico assistencial do Santa Izabel.

Mais novidades – Com 29 leitos dedicados à assistência pós-cirúrgica de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), uma das enfermarias do hospital ganha novas instalações e um novo nome: Unidade de Internação I. A reforma da unidade trará mais conforto para pacientes e colaboradores depois de requalificações na infraestrutura em geral, com a modernização do ambiente, melhorias nos sistemas de iluminação e ar-condicionado.

O modelo adotado será seguido nas obras previstas para as outras enfermarias do hospital. “A reforma ainda permitiu que fosse liberado um espaço que será utilizado para ampliação do Pronto-Atendimento Adulto”, explica o diretor.

No dia do aniversário, também foi iniciada a operação do Núcleo de Relacionamento Médico do Hospital Santa Izabel. Pioneira no Nordeste, a iniciativa tem o objetivo de melhorar a qualidade da assistência, ao mesmo tempo em que atende as necessidades do Corpo Clínico, por meio da utilização de indicadores de desempenho.

Já o projeto do novo laboratório de análises clínicas tem como propósito melhorar o acolhimento e a satisfação dos usuários. As intervenções físicas incluem a implantação de estacionamento exclusivo e sala para vacinação. “Também passaremos a contar com o equipamento ‘vein scanner’, que ilumina veias e qualifica o processo de punção durante a coleta de sangue”, conta Madureira. A nova localização da unidade facilitará o acesso dos clientes, conveniados a planos de saúde e particulares.

A programação de aniversário contou ainda com a apresentação do novo setor de call center do HSI, ampliado e modernizado para melhor atender a demanda de telefonia do hospital, e o lançamento do livro Durval Olivieri – um médico à frente do seu tempo, que marcou a homenagem da Santa Casa ao homem que atuou de maneira visionária como diretor do Santa Izabel na década de 60.

O Provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes, destaca os esforços constantes da instituição para o investimento em ações, projetos e programas que contribuem com a melhora contínua da experiência dos pacientes do HSI. “Em mais um aniversário do nosso hospital, fazemos questão de presentear a Bahia com iniciativas para que a assistência à saúde dos baianos seja ainda mais qualificada, humanizada e segura”, afirma.

Sobre o Hospital Santa Izabel

Fundado pela Santa Casa da Bahia em 1549 como Hospital da Caridade, o Hospital Santa Izabel (HSI) está instalado no bairro de Nazaré desde 1893. Unidade de alta complexidade em saúde, presta atendimento multidisciplinar em 39 especialidades médicas, com atuação de destaque em cardiologia, oncologia, ortopedia, otorrinolaringologia, neurologia e pediatria. O Santa Izabel possui nível máximo de Acreditação conferido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), referente a três campos: segurança do paciente, gerenciamento de risco e rotina e indicadores de qualidade e desempenho. O hospital presta assistência a pacientes conveniados a planos de saúde, particulares e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).