Hospital Municipal de Salvador recebe visita de diagnóstico para melhoria em emergências

O hospital é um dos 20 hospitais selecionados para o Projeto Lean nas Emergências, do Ministério da Saúde em parceria com o Sírio-Libanês

O Hospital Municipal de Salvador (HMS) foi um dos 20 hospitais selecionados em todo o país para o Lean nas Emergências e recebeu na última semana a primeira das dez visitas de desenvolvimento do projeto, possibilitado pelo Ministério da Saúde em parceira com o Hospital Sírio-Libanês.

O Lean nas Emergências integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O objetivo é reduzir a superlotação e melhorar o atendimento em urgência e emergência de hospitais públicos e filantrópicos. Durante sua participação no projeto, o HMS vai desenvolver a metodologia junto à equipe do Sírio-Libanês, em São Paulo, para posteriormente aplicá-la em suas unidades internas.

Além das visitas agendadas ao Hospital Municipal de Salvador, uma equipe do hospital vai participar de um treinamento específico na capital paulista entre os dias 05 e 09 de novembro.

A Santa Casa da Bahia – gestora do hospital – trabalha com a metodologia Lean no Hospital Santa Izabel. A iniciativa – que, nesta ocasião, veio de uma parceria com a Johnson & Johnson – trouxe resultados positivos para o giro de leitos na unidade, reduzindo o tempo médio de espera do paciente considerado de baixo risco no pronto atendimento adulto e aumentando o volume de cirurgias com uma maior otimização dos intervalos de preparação das salas do centro cirúrgico.