Hospital Municipal de Salvador: rumo à acreditação

Hospital Municipal de Salvador: rumo à acreditação

A Santa Casa da Bahia está encarando um novo e importante desafio: conquistar a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA 1) do Hospital Municipal de Salvador (HMS), equipamento público da estrutura da Prefeitura Municipal de Salvador. O primeiro passo já foi dado. Hoje (9) os dirigentes da instituição assinaram o termo de abertura do projeto que, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, busca promover a contínua melhoria da qualidade e da segurança da assistência.

Para obter essa certificação, o Hospital Municipal de Salvador (HMS) passará por criteriosa avaliação, que verifica requisitos formais, técnicos e de estrutura, conforme a legislação, além de destacar também a gestão de riscos implantada. De acordo com o provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes, o processo de conquista desse selo de qualidade reforça o compromisso da instituição em investir de forma contínua na adequação e melhoria dos processos internos do HMS, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar.

“Estamos muito confiantes na capacidade e dedicação de nossos colaboradores para reforçar os padrões de qualidade e excelência na assistência à saúde e alcançar essa acreditação, que será relevante reconhecimento à eficiência da assistência prestada pelo Hospital Municipal de Salvador”, afirmou o provedor.

O diretor geral do HMS, Adalberto Bezerra Filho, acrescenta que a acreditação também envolve a melhoria de fluxo e um processo de educação, entendimento, integração e relacionamento entre as equipes profissionais. “Estamos sempre em busca do aperfeiçoamento de nossas práticas e de novos instrumentos que nos permitam prestar um atendimento qualificado, ágil, seguro e resolutivo à população”, afirmou.

Com o início do processo de certificação, os profissionais do HMS deverão seguir as orientações do Núcleo da Qualidade, Protocolos Institucionais e suas intervenções, sendo capazes de mensurar as melhorias contínuas dos processos de trabalho das equipes e estruturar os ciclos de melhoria. Também deverão planejar o gerenciamento da gestão da qualidade, buscando atender os requisitos da ONA (Organização Nacional de Acreditação), estabelecendo padrões e documentando as orientações aos profissionais quanto às melhores práticas para a segurança dos pacientes no Hospital Municipal de Salvador.