Santa Casa da Bahia inaugura novas unidades de Otorrinolaringologia e Videoendoscopia no Hospital Santa Izabel

O Hospital Santa Izabel apresentou na manhã do dia 19 de junho seus novos Serviços de Otorrinolaringologia e Vídeoendoscopia. As duas especialidades passam a ser disponibilizadas em um prédio com nova e moderna infraestrutura, assegurando acompanhamento completo dos pacientes e um tratamento avançado, definido por um corpo clínico especializado.

A unidade de Videoendoscopia, com cerca de 700 m², é voltada para o atendimento ambulatorial eletivo de pacientes clínicos e cirúrgicos, com sistema day hospital e realização de procedimentos de apoio diagnóstico e terapêutico. São 11 leitos para hospital dia com o mais alto padrão, 4 salas de procedimentos, com estrutura para receber pacientes adultos e pediátricos da mais alta complexidade, e 1 sala para a realização de exames de motilidade digestiva.

O novo serviço conta com equipamentos de última geração, como endoscópios de alta resolução com crosmocopia digital, e permite a realização de 54 exames de endoscopia digestiva por dia, além de agregar um portfólio diversificado de procedimentos que inclui: phmetria digestiva, manometria esofágica e retal, CPRE (colangiopancreografia retrógada), procedimentos endoscópicos intervencionistas em vias biliares, histeroscopias, além de  ecobroncoscopia (EBUS), ecoendoscopia digestiva alta e baixa e capsula endoscópica. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 07h às 19h.

Já o Serviço de Otorrinolaringologia agora está bem mais amplo e devidamente estruturado para atender, com precisão, qualidade e conforto, a grande procura da população por assistência especializada nessa área. A unidade possui capacidade para a realização de cerca de 2.500 consultas por mês e conta com espaços amplos e distintos para o atendimento de urgência/emergência e o atendimento eletivo. A área do atendimento eletivo dispõe de 4 consultórios, todos equipados com videoendoscopicos, uma sala de procedimentos e duas salas para realização de exames de audiometria tonal e vocal, Bera, eletrococleografia e outros exames relacionados a Otologia e Otoneurologia. O pronto atendimento possui 05 leitos de observação, uma sala de procedimentos e videoendoscopia e 02 consultórios.

Essas inaugurações integram um amplo conjunto de investimentos que a Santa Casa da Bahia vem realizando no Santa Izabel para adequar e expandir instalações físicas, ampliar serviços estratégicos, adotar novas tecnologias, incrementar a produtividade, melhorar o acolhimento e dar mais segurança e acessibilidade aos pacientes. “Os investimentos no hospital são uma prova do nosso compromisso em disponibilizar aos baianos assistência qualificada e cada vez mais alinhada aos padrões de excelência na área de saúde e bem-estar”, declarou o provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes.

As melhorias no hospital Santa Izabel contemplam ainda um novo Pronto Atendimento adulto, nova circulação da Bioimagem II, completa atualização do sistema de combate a incêndio, primeira etapa da requalificação da rede de energia e novos sistemas de água gelada e de infraestrutura do sistema de ar condicionado. No total, estão sendo investidos R$ 30 milhões.