Filantrópicos se reúnem em Brasília para debates sobre a saúde no Brasil

Roberto Sá Menezes participa da 29ª edição do Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

Filantrópicos se reúnem em Brasília para debates sobre a saúde no Brasil

Referência em filantropia na Bahia, Roberto Sá Menezes, participou mais uma vez do Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, promovido pela Confederação das Santas Casas do Brasil (CMB), da qual é membro do Conselho Consultivo. Em sua 29ª edição, o evento promoveu esta semana, em Brasília, debates acerca do tema “Rede Filantrópica: Reconstruindo a Saúde com o Brasil“. Durante a abertura, realizada na última terça-feira (13), o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, representando o presidente da República, reafirmou o compromisso com setor filantrópico. “Espero trazer boas notícias em breve. Por enquanto, conseguimos aumentar as linhas de financiamento, mas vamos celebrar mais quando chegar o momento em que a casa estiver reconstruída para poder oferecer um bom atendimento a vocês”, garantiu.

Para o provedor da Santa Casa da Bahia, o setor filantrópico precisa de uma atenção especial do governo e de todos os parlamentares. Afinal, ele que sustenta os atendimentos SUS, sendo essencial para a saúde da população brasileira. “Representamos mais de 56% dos atendimentos SUS, com oferta de serviços de qualidade. Mas a defasagem de repasses está prejudicando este trabalho já há bastante tempo. É preciso agir agora”, alerta Roberto Sá Menezes, que prestigiou também a fala de boas-vindas do presidente da CMB, Edson Rogatti.

O Congresso seguiu até quinta (15), com painéis que abordam temas diversos relacionados à gestão e processos no setor filantrópico. O gerente de engenharia da Santa Casa da Bahia, Eduardo Araújo, foi convidado para palestrar sobre o tema “Sustentabilidade ambiental no contexto hospitalar”, destacando as ações realizadas no Hospital Santa Izabel. Na programação, ainda aconteceu uma palestra do Ministro da Economia, Paulo Guedes.