13h55

Dia da Consciência Negra: bate-papo com influenciadoras sobre empoderamento crespo integra programação no Bairro da Paz

Ação acontece no Programa Avançar, no dia 19 de novembro, às 8h

Compartilhe
Tamanho do Texto
Dia da Consciência Negra: bate-papo com influenciadoras sobre empoderamento crespo integra programação no Bairro da Paz

Aceitação e representatividade. Estes foram os objetivos do bate-papo “Protagonistas da Beleza Negra”, que aconteceu no Bairro da Paz no último dia 19 de novembro, véspera do Dia da Consciência Negra, para abordar o empoderamento crespo. O evento recebeu a publicitária Carol Gonçalves, do blog Mulher Melhore, que acumula mais de 50 mil seguidores no Instagram, e a empresária Iasmine Fernandes, do perfil Vamos Cachear o Mundo, que possui mais de 70 mil seguidores.

As influenciadoras falaram sobre o processo de transição capilar, aceitação do cabelo crespo e os cuidados com os fios. O evento aconteceu na sede do Programa Avançar, mantido pela Santa Casa da Bahia, e foi direcionado para as crianças e jovens da região.  “Queremos que essas crianças, além de se amarem, sejam também disseminadoras desse processo de aceitação em suas famílias”, conta Leila Ferreira, educadora do Programa Avançar e uma das organizadoras da iniciativa.

O bate-papo ainda contou com a participação de Samuel Vida, doutorando em direito pela Universidade de Brasília e professor de direito da Universidade Federal da Bahia, que abordou os papeis do negro na sociedade e os diferentes contextos do racismo.

Programação no Programa Avançar – Diversas ações foram realizadas para a comemoração da Semana da Consciência Negra no Programa Avançar. No dia 18, alunos da oficina de dança afro apresentaram o espetáculo Corpografia Brasileira, que aborda a cultura popular brasileira através do maracatu. Nas mesmas ocasiões, o Coral da Paz, fruto da parceria entre a Santa Casa da Bahia e os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA), fez apresentações com repertório composto por músicas que conversam com a temática do novembro negro, como “menina pretinha”, de MC Soffia, e “bloco afro”, da banda Muzenza

No dia 19, além do bate-papo com as influenciadoras digitais, aconteceu um desfile, também intitulado “Protagonistas da Beleza Negra”, com crianças, adolescentes e mulheres do bairro, que destacou os mais bonitos penteados. Já no dia 20, educadores e alunos do Programa Avançar, além de estudantes de escolas públicas do Bairro da Paz e participantes de outros projetos sociais da comunidade, se reuniram na Caminhada da Consciência Negra. No encontro, foram exibidos cartazes com fotos de personalidades negras históricas.

Santa Casa da Bahia
Conheça a Santa Casa
Santa Casa da Bahia
Avenida Joana Angélica, 79, Nazaré - Salvador - BA, 40050-001, Brasil
Central: (71) 2203-9666
Hospital Santa Izabel
Geral: (71) 2203-8444
Marcação de Consulta: (71) 2203-8100
(71) 98188-3380
Certificações
Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3
QMentum IQG
QMentum IQG
2020 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital