Autoridades da área de saúde marcam presença em congresso hospitalar

Maximiliano das Chagas Marques, do Ministério da Saúde, e Fábio Vilas-Boas, Secretário da Saúde do Estado da Bahia, estão entre os presentes

Autoridades da área de saúde marcam presença em congresso hospitalar

Colocar em discussão temas relevantes para a gestão hospitalar em todas as suas dimensões, com atenção aos propósitos do SUS, da qualidade na gestão, do projeto de educação brasileira e do bem-estar do cidadão, com aprofundamento de eixos temáticos. Este é o objetivo do V Congresso da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino – ABRAHUE, que reúne atores do setor saúde de todo o país e acontece até amanhã (4), no Cerimonial Rainha Leonor – Pupileira.

A solenidade de abertura, realizada na manhã desta terça-feira (3), contou com as presenças do Secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, do Secretário Municipal de Saúde de Salvador, Leonardo Prates, e do Diretor do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Maximiliano das Chagas Marques.

Também compareceram ao evento a presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia, Doraídes Almeida Souza, e a superintendente da Maternidade Climério de Oliveira, Mônica Almeida Neri, que preside a comissão científica do congresso

Presidente da ABRAHUE e provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes destacou a importância dos hospitais universitários e de ensino para a saúde brasileira. “Essas entidades são responsáveis por até 10% das internações hospitalares no Brasil e por quase metade dos procedimentos de média e alta complexidade do Sistema Único de Saúde, além de serem diretamente responsáveis pela formação prática de profissionais de saúde”, afirmou.

O V Congresso da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino – ABRAHUE acontece desde ontem (2), com programação dividida entre o Hospital Santa Izabel e o Cerimonial Rainha Leonor – Pupileira. Temas como “Inserções da Robótica em Hospitais de Ensino”, “Saúde Baseada em Valor” e “Políticas de Atenção à Saúde no Ciclo de Vida e os Hospitais de Ensino” estão sendo abordados no evento.