Provedor da Santa Casa da Bahia recebe Comenda 2 De Julho na ALBA

Provedor da Santa Casa da Bahia recebe Comenda 2 De Julho na ALBA

O Provedor da Santa Casa da Bahia e presidente-fundador do Grupo de Apoio à Criança com Câncer da Bahia (GACC-BA), Roberto Sá Menezes, recebeu, na manhã do dia 6 de dezembro, a principal honraria entregue pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA): a Comenda Dois de Julho.

A Comenda Dois de Julho representa a mais importante data histórica do Estado, como um símbolo do sentimento motivador de emancipação do povo baiano. O título homenageia personalidades consideradas fundamentais para a história e inovação da região e do país.

“A entrega da Comenda Dois de Julho a Roberto Sá Menezes é o reconhecimento da Assembleia Legislativa ao excelente trabalho social que realizou e realiza ao longo de sua vida em defesa dos mais humildes, particularmente as crianças”, explica o deputado Euclides Fernandes, idealizador da homenagem.

Influência

Roberto Sá Menezes é um economista pós-graduado em Gestão de Iniciativas Sociais. Ele passou a integrar a Irmandade da Santa Casa em 2002. No ano de 2005, passou a ocupar os cargos de tesoureiro, e posteriormente, mordomo diretor de saúde. Nove anos depois, em 2014, foi eleito para o primeiro mandato como provedor e atualmente está em seu segundo período como gestor da entidade. Na Santa Casa, iniciou uma nova fase de profissionalização das equipes, modernização de infraestruturas e investimento em novos negócios na busca pela sustentabilidade da entidade filantrópica, que atua nas áreas de saúde, cultura, ensino e pesquisa, educação infantil, ação social, entretenimento e cemitério. Este trabalho vem, ao longo dos últimos seis anos, sendo reconhecido por meio de inúmeras premiações do mercado de saúde e de outros segmentos.

Roberto Sá Menezes fundou o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC-BA) há 31 anos, com a missão de prestar à criança e ao adolescente oncológicos toda a assistência e o apoio necessários à realização do tratamento da doença. A instituição presta apoio psicossocial, médico e financeiro às crianças e aos adolescentes em tratamento contra o câncer vindos do interior do Estado e que não possuem condições suficientes para continuar no tratamento longe de casa. No GACC-BA são desenvolvidas ações com o objetivo de promover o bem-estar e atender às dimensões físicas, psíquicas, culturais, sociais e intelectuais do paciente e seu acompanhante.