Segundo o estudo “Índice de Inteligência Empresarial 2019”, realizado pela Zebra Technologies, empresas brasileiras investiram 45% a mais em novas tecnologias no último ano. De acordo com especialistas, a gestão de empresas aliada à implantação de soluções tecnológicas tem impacto direto, e bastante positivo, nos custos, na produtividade, comunicação, relação com clientes, capacitação de colaboradores, segurança da informação e em outras áreas. A Santa Casa da Bahia tem sua história atrelada ao desenvolvimento da sociedade baiana. Considerada uma das primeiras ONGs do Brasil, a instituição coleciona feitos pioneiros e a utilização de tecnologias de última geração no atendimento às necessidades da população.
Nos últimos seis anos, a Santa Casa passou por uma intensa etapa de modernização e emprego de inovações que trouxe nova fase de consolidação para as unidades da entidade, oportunidades de negócio, aumento da competitividade e maior visibilidade. Algumas das estratégias foram desenvolvidas para a implantação de soluções de Business Intelligence (BI) e Analytics, com a criação de um portal que democratizou e integralizou informações financeiras, operacionais e assistenciais.
A evolução no uso de dados como elementos estratégicos tem acontecido com estudos e aplicações de tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) em suporte para a tomada de decisões. Além de otimizar processos e rotinas em toda a Santa Casa, essas implantações tiveram grande peso na conquista de certificações de relevância mundial para o Hospital Santa Izabel: a Qmentum International Diamond, que reconhece práticas de gestão e assistência igualadas a padrões de excelência internacional, e a HIMSS EMRAM 7, que tornou a unidade o primeiro hospital filantrópico e de grande porte do país a ser reconhecido como 100% digital.
Com o suporte de intervenções planejadas, o Santa Izabel ainda se tornou o primeiro hospital da Bahia a realizar cirurgias robóticas em adultos e crianças. Os procedimentos são de alta performance, menos invasivos e mais seguros, com a geração de imagens em 3D e equipe treinada e especializada. Investimentos tecnológicos foram realizados em outras unidades da Santa Casa da Bahia, a exemplo do Cemitério Campo Santo. O local conta com equipamentos para sepultamentos e cremações inéditos no estado, cuja operação está em conformidade com as legislações ambientais e permite a oferta de serviços mais humanizados.
Essas e outras iniciativas têm ajudado a tornar ainda mais sólidos os caminhos da Santa Casa, da qual, após dois mandatos, estou deixando de ser provedor. Seguirei Irmão da entidade, como membro nato do Definitório (Conselho de Administração) e presidente do GACC-BA, função da qual nunca me desliguei.
Roberto Sá Menezes é provedor da Santa Casa da Bahia até esta segunda-feira (assume o cargo, logo mais à noite, José Antônio Rodrigues Alves) e presidente fundador do Grupo de Apoio à Criança com Câncer da Bahia (GACC-BA).