Santa Casa da Bahia participa da 1ª edição da campanha Sorte Acelerada em prol de crianças e adolescentes com câncer

Promovida pelo Instituto Ronald McDonald e Hyundai Brasil, ação solidária vai sortear um HB20 0Km e ajudar na luta do câncer infantojuvenil na Bahia

O Instituto Ronald McDonald e a Hyundai Motors Brasil lançaram a campanha “Sorte Acelerada”, um projeto social em prol de milhares de crianças e adolescentes com câncer e suas famílias no Brasil. A Santa Casa de Misericórdia da Bahia é uma das 29 instituições beneficiadas no Brasil. Com o desafio de vender 500 mil cupons no valor de R$ 10 cada, a campanha é mais um caminho para arrecadar recursos que serão investidos na causa da oncologia pediátrica do país. Fundada em 1549, a Santa Casa da Bahia é, através do Hospital Santa Izabel, um dos centros de referência no estado para o tratamento do câncer infantojuvenil com assistência humanizada, multidisciplinar e especializada. Quem contribuir com a campanha vai concorrer, pela Loteria Federal, ao sorteio de um carro Hyundai HB20 Nova Geração Versão Sense Modelo 2020 1.0cc.

Segundo o provedor da Santa Casa da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves, a necessidade de fortalecer a qualidade do atendimento oncopediátrico do Hospital Santa Izabel se faz ainda mais presente durante o enfretamento da pandemia do novo coronavírus. “Nosso objetivo é garantir maior eficácia e segurança no tratamento que prestamos a crianças e adolescentes, bem como melhorar as condições de trabalho dos nossos profissionais. Mantemos centenas de pacientes em tratamento, vindos dos 68 municípios para os quais somos referência. Além do atendimento multidisciplinar integralizado, que cobre todas as etapas do tratamento, ofertamos o atendimento psicossocial que se estende às famílias, com o suporte de casas de apoio”, afirma.

Interessados em contribuir devem adquirir os cupons através do site www.sorteacelerada.org.br/compraonline. Para dar início à compra, o doador deve escolher a instituição que deseja ajudar, como a Santa Casa de Misericórdia da Bahia, por exemplo, e seguir o passo a passo.

“Neste momento desafiador que estamos passando, a atenção e o cuidado com as crianças, principalmente aquelas do chamado grupo de risco para a COVID-19, são fundamentais. Desde sempre, essa é a missão do Instituto”, afirma o superintendente do Instituto Ronaldo McDonald, Francisco Neves. Ele também destaca que os recursos arrecadados com a Sorte Acelerada serão investidos em projetos para preservar a segurança do atendimento dos pacientes e ampliar as chances de cura de crianças e adolescentes com câncer no Brasil ao mesmo nível de países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como os Estados Unidos e Europa, que ultrapassam 85% de cura.

“Estamos muito felizes em realizar essa parceria com a Hyundai, uma empresa que entende a importância da causa, principalmente nesse momento tão desafiador, em que nossas instituições estão precisando de apoio e recursos para manter o atendimento e preservar a segurança de nossas crianças e adolescentes com câncer em todo país”, enfatiza o superintendente.

A chance média de sobrevivência à doença é estimada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) em 64%. Porém, as chances não são as mesmas em todas as regiões do país. Conforme o levantamento feito pelo Inca, enquanto as chances médias de sobrevivência nas regiões Sul são 75% e na região Sudeste são 70%, nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte elas são 65%, 60% e 50% respectivamente.

Aliado a isso, nesse momento em que a Pandemia da COVID-19 assola o mundo e nosso país, os hospitais necessitam de Equipamentos de Proteção individual (máscaras cirúrgicas e de proteção respiratória, luvas, proteção ocular), respiradores e termômetros digitais, além de produtos de higiene (álcool gel e 70%) e as Casas e Grupos de apoio também demandam materiais e kits de higiene e cestas básicas para distribuição às famílias sem renda.

Sobre o câncer infantojuvenil

No Brasil, o câncer é a enfermidade que mais mata crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Com a missão de promover a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer, o Instituto Ronald McDonald atualmente é uma das principais instituições que atuam em prol da causa no Brasil.  Somente em 2019, foram realizados cerca de 95 mil atendimentos, nas cinco regiões do país, impactando 21 estados e 43 municípios.

Acelere, participe e ajude a mudar a vida de milhares de crianças e adolescentes com câncer no país e ainda concorra um HB20 0Km.