16h30

Programa Avançar mantém atividades à distância e retoma cursos presenciais em novembro

Cursos têm capacidade reduzida de alunos e obedecem a protocolos de segurança recomendados durante pandemia

Compartilhe
Tamanho do Texto

Após o anúncio da prefeitura de Salvador sobre o retorno das aulas no ensino superior e cursos preparatórios, o Programa Avançar - Centro de Referência em Promoção Social da Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCBA) vem retomando gradativamente as atividades presenciais para capacitação profissional de jovens da comunidade do Bairro da Paz, respeitando todos os protocolos de segurança recomendados durante a pandemia da Covid-19.

Entre os dias 16 e 23 de novembro será realizado um minicurso de criação de designer para sobrancelhas, na sede do Programa Avançar, no Bairro da Paz, promovido pelo Consórcio Desenvolvimento Urbano do Jaguaribe, empresa contratada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) para a realização das obras de macrodrenagem dos rios que passam pela comunidade. O minicurso acontecerá no turno vespertino para uma turma com 20 alunos.

Nos dias 25 e 26 de novembro o mesmo consórcio realizará também um minicurso presencial sobre plantio de mudas, no turno matutino, com vagas para 15 alunos por turma em um auditório com capacidade para 120 pessoas. Todas as inscrições foram realizadas pelo Conselho de Moradores do bairro, onde há o plantão social do consórcio.

Segundo a coordenadora do Programa Avançar, Martha Verônica, é importante que sejam cumpridas todas as exigências e normas, como o uso de máscaras, álcool em gel, tapetes sanitizantes, distanciamento entre as cadeiras, além da higienização do ambiente para que as atividades possam retornar com segurança.

“Retomar aos poucos as atividades no Programa Avançar traz alento e ânimo, tanto para os colaboradores, como para a comunidade que tanto necessita de notícias acalentadoras em um período tão incerto. Esse retorno exigirá de cada um de nós um cuidado maior e atenção redobrada para que possamos atender todas as normas e protocolos de segurança dos órgãos competentes, desde a utilização de máscaras, álcool em gel, distanciamento das cadeiras até o uso adequado das pias e bebedouro.

Serviços online - Mesmo com a redução das atividades presenciais, o Programa Avançar também manteve as doações mensais de cestas básicas para as famílias da comunidade, durante todo o ano de 2020, respeitado as normas de distanciamento social necessárias para evitar a disseminação do coronavírus.

Dentre os cursos à distância oferecidos no local estão o de computação gráfica, realizado em parceria com o Senai/Cimatec, que teve início no último dia 9 de outubro e segue até o próximo dia 13 de dezembro para uma turma de 50 alunos. Apesar de ser realizado no formato online, o Programa Avançar disponibilizou um dos laboratórios de informática do centro comunitário para os alunos que não têm acesso a um computador.

O curso do Coletivo Jovem, programa realizado pelo Instituto Coca-Cola para a inserção de jovens no mercado de trabalho, também continuou de forma online, com módulos bimensais, abordando temas como marketing, vendas, comunicação e produção de eventos.

A biblioteca comunitária localizada no espaço se manteve aberta, uma vez na semana, para que os jovens pudessem realizar empréstimos e devoluções de livros.

Durante todo o ano de 2020 o espaço também continuou oferecendo atendimento com assistente social, uma vez na semana, para a realização de encaminhamento social. Além disso, quatro psicólogas voluntárias continuaram realizando atendimentos online, já que a procura por esse serviço aumentou durante a pandemia.

Santa Casa
Conheça a Santa Casa
Santa Casa da Bahia
Avenida Joana Angélica, 79, Nazaré - Salvador - BA, 40050-001, Brasil
Central: 71 (71) 2203-9666
Hospital Santa Izabel
Geral: (71) 2203-8444
Marcação de Consulta: (71) 2203-8100
(71) 98188-3380
Certificações
Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3
Serviço de E
Serviço de E
QMentum IQG
QMentum IQG
HIMSS Analytics
HIMSS Analytics
2020. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital