13h30

Centro de Memória Jorge Calmon é contemplado por prêmio da Fundação Pedro Calmon

Premiação é incentivo da Lei Aldir Blanc, que propõe ações emergenciais ao setor cultural durante pandemia

Compartilhe
Tamanho do Texto

O Centro de Memória Jorge Calmon foi contemplado pelo prêmio da Fundação Pedro Calmon, do Programa Aldir Blanc Bahia (PABB), na categoria “arquivos”, e receberá um incentivo cultural no valor de R$ 41.250 para a criação de um site e das redes sociais do espaço. 

A proposta do Centro de Memória Jorge Calmon foi aprovada em 8° lugar, entre 40 instituições que se inscreveram no edital. 

No site estará disponível uma versão fac-similar digitalizada dos quatro Livros de Acórdãos, que são as atas das reuniões da mesa e junta administrativa da Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCBA) entre os anos 1645 e 1834. 

“Ter esses arquivos disponíveis para o acesso de qualquer pessoa em qualquer parte é de extrema importância para o estudo do contexto histórico da Bahia no século XVII. Os documentos são os primeiros registros das decisões do corpo administrativo da primeira irmandade da Bahia, que era a mais influente da época e era responsável pela filantropia do período. Além disso, a Santa Casa era a administradora do único hospital de caridade da cidade na época. São documentos procurados por pesquisadores, não só da Bahia, como de diversos estados, para estudar a movimentação social, cultural e religiosa da época”, avalia a coordenadora do Centro de Memória Jorge Calmon, Rosana Souza. 

O projeto de implantação do site e redes sociais será concluído em abril de 2021. Os arquivos já estão sendo digitalizados no Laboratório de digitalização do Centro de Memória Jorge Calmon, processo que já vem sendo realizado desde 2017. 

Santa Casa da Bahia
Conheça a Santa Casa
Santa Casa da Bahia
Avenida Joana Angélica, 79, Nazaré - Salvador - BA, 40050-001, Brasil
Central: (71) 2203-9666
Hospital Santa Izabel
Geral: (71) 2203-8444
Marcação de Consulta: (71) 2203-8100
(71) 98188-3380
Certificações
Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3
QMentum IQG
QMentum IQG
2020 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital