07h50

Santa Casa implementa Unidade de Governança, Riscos e Compliance (GRC)

Compartilhe
Tamanho do Texto

A Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCBA) implementou, em novembro desse ano, a Unidade de Governança, Riscos e Compliance (GRC).

A nova unidade reuniu dois setores que já existiam na instituição - o Compliance e a Auditoria Interna e Monitoramento - com dois novos programas de apoio à Governança, o de Gestão de Riscos e o Programa de Privacidade e Proteção de Dados, visando atender aos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Para dar início às atividades, foi realizado um treinamento envolvendo as disciplinas de Governança, Riscos e Compliance, para os coordenadores e supervisores de todas as unidades da Santa Casa, dividido em quatro turmas e três módulos que foram apresentados através da plataforma Teams.

No mesmo mês, a Unidade de GRC iniciou também um seminário de gestão de riscos para gerentes, diretores e o superintendente da SCBA, Eduardo Queiroz, divididos em sete encontros online.

“O objetivo da Unidade de GRC é fortalecer a governança da SCBA, incorporando esses programas na cultura da instituição e no comportamento de cada indivíduo que trabalha para esta organização, a fim de garantir adesão da instituição às boas práticas de mercado, preservando e otimizando o valor da Santa Casa”, avaliou o chefe da Unidade de Governança, Riscos e Compliance (GRC), Renato Mendonça.

No último dia 1º de outubro também foi aprovada, com a publicação de um Ato da Provedoria, a implementação de um Programa de Gestão de Riscos Corporativos (GRCCorp) com a criação de um Comitê de Gestão de Riscos Corporativos, sob a liderança do provedor, José Antônio Rodrigues Alves. Este comitê será composto por representantes da Mesa Administrativa, da Superintendência, da Diretoria Corporativa de Tecnologia e Operações, da Diretoria Corporativa de Saúde, da Diretoria de Ação Social e Cultura, da Gerência de Tecnologia de Informações e de Comunicações, da chefia da Assessoria Jurídica e da chefia da Unidade de GRC.

Santa Casa da Bahia
Conheça a Santa Casa
Santa Casa da Bahia
Avenida Joana Angélica, 79, Nazaré - Salvador - BA, 40050-001, Brasil
Central: (71) 2203-9666
Hospital Santa Izabel
Geral: (71) 2203-8444
Marcação de Consulta: (71) 2203-8100
(71) 98188-3380
Certificações
Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3
QMentum IQG
QMentum IQG
2020 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital