09h30

Alunas de arte do Programa Avançar fazem releitura fotográfica de pinturas do período Barroco

Compartilhe
Tamanho do Texto

Alunas do curso de arte do Programa Avançar - Centro de Referência em Promoção Social da Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCBA), situado no Bairro da Paz, fizeram uma releitura fotográfica de pinturas clássicas do período Barroco. 

As obras escolhidas foram “Moça com brinco de pérola”, de Johannes Vermeer; Maria “Madalena em êxtase”, de Michelangelo Caravaggio; e o “Retrato de Agatha Van Schoonhoven”, de Jan Van Scorel. 

Com o objetivo de sensibilizar os jovens para a história da arte, a releitura fotográfica faz parte de um projeto que consiste na apresentação aos alunos de toda a história artística da humanidade, passando pela arte rupestre, paleolítico, arte grega, egípcia, até chegar ao Barroco. 

Segundo a bibliotecária do Programa Avançar, Leila Ferreira, as aulas seguem a metodologia “Abordagem Triangular”, criada pela educadora brasileira Ana Mae Barbosa. 

“O método consiste em conhecer a história, o próprio fazer artístico, e saber apreciar uma obra de arte. Portanto, primeiro temos uma aula explicativa, que contextualiza a obra, depois fazemos uma atividade relacionada ao que foi visto (neste caso, a releitura fotográfica do Barroco), por fim, analisamos o que foi feito”, explica. 

As alunas, que possuem entre 12 e 13 anos, tiveram dois dias para conseguirem os tecidos e acessórios para a montagem do personagem.  

“O mais interessante foi a criatividade de uma das educandas que, por não ter um tecido da cor da personagem escolhida, pegou uma calça com a cor que se assemelhava à obra e colocou as pernas das mesmas sobre os ombros. O enquadramento da foto não deixa perceber que se trata de uma calça, e sim, apenas um tecido jogado sobre os ombros”, conta Leila. 

Até o momento foram feitas três fotografias, mas o objetivo é finalizar com seis montagens. Confira as imagens: 

Santa Casa da Bahia
Conheça a Santa Casa
Santa Casa da Bahia
Avenida Joana Angélica, 79, Nazaré - Salvador - BA, 40050-001, Brasil
Central: (71) 2203-9666
Hospital Santa Izabel
Geral: (71) 2203-8444
Marcação de Consulta: (71) 2203-8100
(71) 98188-3380
Certificações
Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3
QMentum IQG
QMentum IQG
2020 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital