
O Centro de Memória Jorge Calmon, arquivo histórico da Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA), vai estrear, nesta terça-feira (6), as novas redes sociais da instituição, através de uma live inaugural, às 15h, no Instagram @centrodememoriaSCMBA, onde a coordenadora do Centro de Memória Jorge Calmon, Rosana Souza, irá conversar com a museóloga do Museu da Misericórdia, Osvaldina Cezar, sobre "o papel assistencialista da Santa Casa em uma cidade recém-fundada", em comemoração aos 472 anos da cidade de Salvador, celebrados na última segunda-feira (29).
Segundo a Rosana, o conteúdo das redes sociais irá abordar a história da Santa Casa, a diversidade e importância do acervo documental da instituição e os trabalhos de conservação e preservação desses documentos.
“Apesar do nosso público-alvo ser principalmente os pesquisadores acadêmicos, especialmente das áreas de História e Ciências Humanas em geral, queremos tornar o acervo do Centro de Memória acessível a todos”, ressalta Rosana.
A criação do Facebook e Instagram do o Centro de Memória Jorge Calmon acontece graças a um incentivo cultural recebido da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e da Fundação Pedro Calmon, através do Programa Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal onde o Centro de Memória foi contemplado em 8° lugar entre 40 instituições que foram aprovadas na categoria Arquivos.
Além das redes sociais, um site também será criado, onde estarão disponibilizados documentos históricos digitalizados para pesquisadores.