Aceito Opções

Definições

Gerenciar preferências de consentimento

Utilizamos softwares analíticos de terceiros para coletar informações estatísticas sobre os visitantes do nosso site. Esses plugins podem compartilhar o conteúdo que você fornece para terceiros. Recomendamos que você leia as políticas de privacidade deles.

Bloquear / Ativar
Recomendado

Bloquear / Ativar
Necessário

Diretoria da Abrahue é recebida pelo Ministro da Saúde

A Diretoria da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue) se reuniu com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no dia 26 de julho. Estiveram presentes na audiência, em Brasília, o presidente da Abrahue: José Geraldo Lopes Ramos, o vice-presidente Filantrópico: José Antônio Rodrigues Alves e o vice-presidente Federal: José Roberto Ferraro. Na oportunidade, trataram de questões ligadas à sustentabilidade do setor saúde e entregaram uma carta com reivindicações de investimento nos hospitais de ensino e sobre o processo de recertificação, pesquisas clínicas e a produção do SUS.

A colaboração dos hospitais universitários e de ensino é diária e alcança milhares de pacientes dos sistemas público, privado e filantrópico. Neste enfrentamento ao maior desafio de saúde do século, as adversidades diárias ficaram mais robustas. Se não houver espírito de compreensão, grandeza e solidariedade, a sustentabilidade do sistema de saúde ficará comprometida. A solução transcende até mesmo questões históricas de subfinanciamento e o desde muito urgente reajuste da tabela média de procedimentos do SUS - situação que impulsiona um cenário deficitário, de prejuízos, fechamentos e endividamentos a que, infelizmente, muitas instituições de saúde vêm registrando nos últimos vinte anos. Essas dificuldades geram desassistência à população, sobretudo a mais vulnerável socioeconomicamente. “Esta é, de fato, uma situação desafiadora até mesmo para hospitais de ensino centenários e que há muito são referência nacional em gestão administrativa, assistência resolutiva, governança corporativa, pesquisa avançada e conduta ética”, diz José Antônio Rodrigues Alves, provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia.

Diretoria da Abrahue é recebida pelo Ministro da Saúde
2020 - 2021. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.