15h40

Novas captações de órgãos no HMS beneficiam pacientes em filas de transplantes

Compartilhe
Tamanho do Texto

O Hospital Municipal de Salvador (HMS) registrou nas últimas duas semanas mais três captações de órgãos para transplantes. Todo o processo foi executado com agilidade e precisão e contou com o envolvimento da equipe multiprofissional coordenada pela Comissão Intra-hospitalar (CIHDOTT). As captações seguiram os critérios estabelecidos pela Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes da Bahia e foram precedidas por um ato transparente de acolhimento familiar.

O sucesso dessas operações, conforme destacou Dr. José Mário Teles, gerente Médico e intensivista do HMS, evidencia ainda o preparo dos profissionais e a adequada estrutura hospitalar para manter o doador até a retirada dos órgãos e tecidos para transplantes. O especialista destaca ainda que a organização de rotinas e protocolos gerenciados juntamente com o treinamento supervisionado favorecem o aperfeiçoamento de todo o processo, desde que se detecta um possível doador até como se fala com a família.

A expectativa é que essa iniciativa de amplo alcance social ganhe novo impulso agora com a retomada completa dos serviços emergenciais e não-emergenciais no hospital. O HMS é uma das unidades que mais fecham protocolos de morte encefálica e promovem a captação de órgãos na Bahia.  Ao renovar as esperanças de muitas pessoas que aguardam em filas de transplantes, o hospital público, da estrutura da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e administrado pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia, teve sua atuação destacada também pela enfermeira Carolina Sodré, coordenadora da Central Estadual de Transplantes. “Nós da Central de Transplantes da Bahia agradecemos a todos os colaboradores pela atenção dedicada a missão de salvar vidas!”, afirmou.

Novas captações de órgãos no HMS beneficiam pacientes em filas de transplantes
Santa Casa da Bahia
Conheça a Santa Casa
Santa Casa da Bahia
Avenida Joana Angélica, 79, Nazaré - Salvador - BA, 40050-001, Brasil
Central: (71) 2203-9666
Hospital Santa Izabel
Geral: (71) 2203-8444
Marcação de Consulta: (71) 2203-8100
(71) 98188-3380
Certificações
Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3
QMentum IQG
QMentum IQG
2020 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital