15h00

Programa de cirurgia bariátrica no Hospital Municipal de Salvador completa um ano

Atendimento multidisciplinar integral é fornecido antes e depois da intervenção cirúrgica

Compartilhe
Tamanho do Texto
Programa de cirurgia bariátrica no Hospital Municipal de Salvador completa um ano

O Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Municipal de Salvador (HMS) completa neste sábado (30) o primeiro ano de funcionamento, colecionando histórias de superação e dezenas de procedimentos realizados com segurança e qualidade. Essa iniciativa tem registrado progresso contínuo e já é uma das mais promissoras da rede pública brasileira. Para incrementar o serviço, o Hospital Municipal de Salvador, gerido pela Santa casa de Misericórdia da Bahia, montou todo o fluxo interno para atendimento integral ao paciente.

O Serviço de Cirurgia Bariátrica no HMS vai além da intervenção cirúrgica, feita de acordo com padrões internacionais de elegibilidade. Ele compreende assistência multidisciplinar com equipe de cirurgiões, endocrinologistas, nutricionistas e psicólogas. “O Hospital Municipal de Salvador tem uma das melhores estruturas do país para realização desse procedimento”, assegura Leo Prates, secretário municipal da Saúde.

Mensalmente são realizadas vinte cirurgias para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), encaminhados pela Central de Regulação Municipal. Após a realização do procedimento, o paciente continua sendo monitorado pelos mesmos profissionais da equipe multidisciplinar e realiza exames laboratoriais e complementares necessários.

Além da perda de peso, a cirurgia bariátrica costuma ajudar a pessoa na recuperação de sua saúde, em relação às condições médicas normalmente associadas ao excesso de peso, como a diabetes e a hipertensão arterial.

Na avaliação do cirurgião bariátrico, Creilson Almeida de Campos, coordenador do Serviço, o HMS segue as regras estabelecidas pelas autoridades públicas de saúde e está contribuindo para o controle de um grave problema de saúde pública, a obesidade. “É gratificante participar de uma iniciativa realizada com muita dedicação e seriedade por toda a equipe, que não tem poupado esforços para permitir um quantitativo expressivo de pessoas viver com mais saúde e qualidade de vida”, afirmou o especialista.

Além de Creilson Almeida, a equipe multiprofissional do Serviço de Cirurgia Bariátrica do HMS é integrada pelos médicos - Bruno Varjão, Fernando Zacarias e Priscila Siebra (cirurgiões), Aline Pereira e Heckel Brasil (endocrinologistas), pela psicóloga Liana Amorim e a nutricionista Daniela Magalhães.

Santa Casa da Bahia
Conheça a Santa Casa
Santa Casa da Bahia
Avenida Joana Angélica, 79, Nazaré - Salvador - BA, 40050-001, Brasil
Central: (71) 2203-9666
Hospital Santa Izabel
Geral: (71) 2203-8444
Marcação de Consulta: (71) 2203-8100
(71) 98188-3380
Certificações
Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3
QMentum IQG
QMentum IQG
2020 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital