09h00

Alunos do Programa Avançar participam de homenagem ao Dia da Consciência Negra

Compartilhe
Tamanho do Texto

Alunos do Programa Avançar, Centro de Referência em Promoção Social da Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA), participaram, na última sexta-feira (19), de um evento em homenagem ao Dia da Consciência Negra, que é celebrado em 20 de novembro. 

O evento acontece no Programa Avançar desde 2019, exceto em 2020, devido à pandemia do novo coronavírus. 

“Inicialmente, idealizamos um evento de valorização da estética negra, que foi ganhando novas ideias e se tornando o evento atual, com oficinas de capoeira, dança, brincadeiras, tranças, turbantes e acessórios relacionados à temática étnico-racial, com o objetivo de contribuir com o processo educativo e cultural do nosso público, desconstruindo os padrões de beleza e valorizando as raízes negras”, afirmou a assistente social do Programa Avançar, Milene Rocha. 

As atividades tiveram a participação de alunos de todas as faixas etárias: crianças, adolescentes, jovens e idosas. 

Durante o desfile Beleza Negra, duas pessoas de cada curso oferecido no Avançar foram selecionadas para participar. O vencedor foi o estudante Márcio Misael dos Santos, de 14 anos, aluno do curso de maquiagem, que é oferecido pelo Avançar em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC). 

“Achei muito importante esse evento e me identifico muito bem, já que fala sobre nós, pretos e baianos. Salvador é cidade mais negra fora da África e, ainda assim, continua existindo o racismo e a intolerância religiosa. Esse tema é necessário para incentivar as crianças a serem contra o racismo e reconhecerem o poder da beleza negra”, disse Márcio. 

A programação em homenagem ao Dia da Consciência Negra teve parceria do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Bairro da Paz e da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), órgão vinculado à Prefeitura de Salvador. 

Santa Casa da Bahia
Conheça a Santa Casa
Santa Casa da Bahia
Avenida Joana Angélica, 79, Nazaré - Salvador - BA, 40050-001, Brasil
Central: (71) 2203-9666
Hospital Santa Izabel
Geral: (71) 2203-8444
Marcação de Consulta: (71) 2203-8100
(71) 98188-3380
Certificações
Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3
QMentum IQG
QMentum IQG
2020 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital