14h00

Nutrição do Hospital Municipal de Salvador conquista certificado de cozinha sustentável

Compartilhe
Tamanho do Texto
Nutrição do Hospital Municipal de Salvador conquista certificado de cozinha sustentável

O Hospital Municipal de Salvador (HMS) conquistou o selo Green Kitchen., um reconhecimento à qualidade e aprimoramento contínuo das práticas sustentáveis e da melhoria de todo o processo de produção e estímulo a uma alimentação saudável no ambiente hospitalar. Essa certificação é uma iniciativa da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente, que alcança desde o uso de equipamentos sustentáveis até a escolha de alimentos orgânicos e livres de agrotóxicos.

O consumo alimentar sustentável tem refletido na melhora clínica dos pacientes assistidos no HMS, além de contribuir para reduzir custos e evitar o desperdício dos alimentos. “O desperdício na cadeia alimentar traz consequências ambientais, econômicas, sanitárias e sociais desfavoráveis”, afirma Gustavo Mettig, diretor geral do HMS, ressaltando a satisfação de celebrar com a equipe a conquista desse selo: “É um estímulo para seguirmos trabalhando de forma ainda mais sustentável, conforme o nosso compromisso de ampliar o padrão de qualidade e proteger o meio ambiente”.

O programa Green Kitchen também avalia a utilização de alimentos naturais, produtos de limpeza biodegradáveis e sem elementos tóxicos em sua composição, adequação do ambiente de preparo dos alimentos, realização de treinamento e capacitação das equipes profissionais e a relação respeitosa do serviço com clientes, equipe de trabalho, fornecedores e a comunidade.

Toda a preparação de alimentos é considerada para efeitos de certificação. “Os alimentos e temperos das refeições são criteriosamente selecionados”, afirma Sandra Tavares, responsável pelo Serviço de Nutrição do HMS. Ela ressalta ainda outros ganhos contabilizados nesse processo de melhoria contínua: redução da oferta de gorduras saturadas no cardápio, restrição do uso de temperos industrializados, consumo de açúcar orgânico, uso de material de limpeza biodegradável, separação de resíduos para reciclagem, treinamentos e capacitação da equipe.

Santa Casa
Conheça a Santa Casa
Santa Casa da Bahia
Avenida Joana Angélica, 79, Nazaré - Salvador - BA, 40050-001, Brasil
Central: 71 (71) 2203-9666
Hospital Santa Izabel
Geral: (71) 2203-8444
Marcação de Consulta: (71) 2203-8100
(71) 98188-3380
Certificações
Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3
QMentum IQG
QMentum IQG
HIMSS Analytics
HIMSS Analytics
2020 - 2022. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital