10h30

Centro de Memória Jorge Calmon participa de projeto “Museu Portátil” e disponibilizará acervo na plataforma Wikimedia

Compartilhe
Tamanho do Texto

O Centro de Memória Jorge Calmon, arquivo histórico da Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA), foi convidado para participar do projeto “Museu Portátil - Edição de Bolso”, com curadoria da historiadora de arte Carolina Matos, e realizado em parceria com o Goethe Institut São Paulo; o Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro; e o Wiki Movimento Brasil.

O objetivo do projeto “Museu Portátil” é digitalizar recortes de conjuntos memoriais GLAM (do inglês, galleries, libraries, archives & museums) para difusão nas plataformas Wikimedia, dentro do projeto Wiki Loves Bahia ("Wiki ama a Bahia").

Na Bahia, duas instituições foram convidadas para participar do projeto: o Centro de Memória Jorge Calmon e o Museu da Capitania de Ilhéus.

Na primeira semana de dezembro, profissionais do Centro de Memória Jorge Calmon participaram de um treinamento de digitalização para difusão online com a equipe do Núcleo de Digitalização do Instituto Moreira Salles. Todos os equipamentos para a digitalização de documentos foram doados ao Centro de Memória pelo Goethe Institut São Paulo.

Dentro do projeto “Museu Portátil”, o Centro de Memória disponibilizará digitalizados em 2D documentos relativos ao Banguê, que registra os enterramentos de pessoas escravizadas, realizados pela Santa Casa, que recebeu da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o diploma de Memória do Mundo.

Com o objetivo de democratizar o acesso à memória, todas as imagens serão disponibilizadas com licença livre e carregadas no Wikimnedia Commons, de forma aberta e acessível. 

Ao final do processo, em fevereiro de 2022, será disponibilizada um manual online, com tutoriais ensinando como realizar a digitalização de forma descomplicada e acessível, para que outras instituições culturais também possam participar do projeto e disponibilizar partes do seu acervo online.

Santa Casa da Bahia
Conheça a Santa Casa
Santa Casa da Bahia
Avenida Joana Angélica, 79, Nazaré - Salvador - BA, 40050-001, Brasil
Central: (71) 2203-9666
Hospital Santa Izabel
Geral: (71) 2203-8444
Marcação de Consulta: (71) 2203-8100
(71) 98188-3380
Certificações
Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3
QMentum IQG
QMentum IQG
2020 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital