11h00

Santa Casa comemora dia do engenheiro ambiental e divulga ações realizadas ao longo dos anos

Compartilhe
Tamanho do Texto

Comemorando, nesta segunda-feira (31), o dia do engenheiro ambiental, a Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA) divulgou diversas ações de sustentabilidade realizadas ao longo dos anos, por estes profissionais, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental das operações e investir em uma cultura de conscientização ambiental na instituição.   

“Além de promover a cultura sustentável entre os colaboradores e a comunidade, há um importante impacto social positivo, bem como a redução de custos na instituição. Todos esses projetos proporcionaram outros ganhos indiretos, como o incentivo ao desenvolvimento de novas tecnologias, a redução de demanda hídrica, a contribuição na redução de emissões regional de Gases de Efeito Estufa (GEE) e o incentivo a inserção de fontes renováveis e alternativas na matriz elétrica brasileira”, pontuou o engenheiro ambiental da Santa Casa da Bahia, Thiago Awad.  

Confira algumas ações realizadas pela equipe do Meio Ambiente da SCMBA:  

Em 2012, a Santa Casa da Bahia iniciou a compra de energia renovável através do Ambiente de Contratação Livre (ACL) para o Hospital Santa Izabel (HSI) e para a Pupileira, onde está localizada a sede administrativa da SCMBA. Desta forma, foi possível comprar energia renovável diretamente dos fornecedores, reduzindo custos e incentivando fontes alternativas de geração. 

Em 2013 foi criada a Comissão Técnica de Garantia Ambiental (CTGA), no HSI, para apoio na gestão ambiental, com atuação de equipe multidisciplinar.   

Em 2014 foi criado o Programa de Gestão da Água, voltado para redução do consumo no HSI, com monitoramento constante de todos os setores.   

Em 2016 foram realizadas otimizações no projeto de Coleta Seletiva da Santa Casa, doando os recicláveis para uma cooperativa da comunidade, contribuindo para o sustento de 20 famílias. Neste ano também houve a adesão do HSI ao Projeto Hospitais Saudáveis, que pertence à agenda Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (RHVS), sendo o primeiro do Norte-Nordeste a associar-se ao programa.   

Em 2017, com o Programa de Gestão da Água, houve uma redução de 32% no consumo de água no HSI, em relação ao ano 2016. Esta redução, além de contribuir para promoção da cultura sustentável, gerou uma diminuição de custos superior a R$ 1,4 milhão.   

Devido às ações institucionais sustentáveis realizadas neste ano, a Santa Casa recebeu o prêmio Healthcare de Instituição Sustentável do ano.   

Em 2018 foi implantado no HSI um projeto de eficiência energética para redução e otimização do consumo de energia elétrica, com melhoria no sistema de iluminação, climatização e refrigeração.  

O Hospital Santa Izabel obteve destaque no uso de energias renováveis adotadas, como a eólica e solar fotovoltaica, o que gerou a redução de 20% da emissão de gases de efeito estufa, alcançando metade da marca antes do previsto, rendendo à instituição o prêmio internacional Climate Challeng Champion Awards - Gold.   

Com a continuidade das ações do plano de redução do consumo de água, no ano de 2018, foi alcançada uma redução de 10,6% no consumo de água, em relação ao ano 2017, gerando uma economia financeira superior a R$ 460 mil. O sucesso deste plano, publicado no manual contra desperdícios da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), rendeu ao HSI o prêmio Amigo do Meio Ambiente, ofertado pelo governo de São Paulo.   

Em 2019 foram instaladas duas Usinas Fotovoltaicas para minigeração em unidades satélites fazendo com que fosse gerado, nos locais, metade da energia elétrica necessária para o seu funcionamento.   

Neste ano também foi renovado o contrato no Ambiente de Contratação Livre (ACL) para o HSI e para a Pupileira, garantindo o consumo de fontes renováveis até o ano de 2028.   

Além da continuidade do Mercado Livre, a Santa Casa obteve certificados I-REC para o Hospital Santa Izabel e Pupileira, comprovando que 100% do consumo de energia no ano anterior foi proveniente de fonte Eólica. Este ano, o HSI ganhou novamente o prêmio Amigo do Meio Ambiente, desta vez, pelas ações pelas ações realizadas na gestão de energia renovável e eficientização. 

Ainda em 2019, o Hospital Municipal de Salvador (HMS), que pertence à Prefeitura Municipal de Salvador e é administrado pela Santa Casa da Bahia, também teve adesão ao Projeto Hospitais Saudáveis, Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis.   

Em 2020 houve a otimização da gestão de resíduos em todas as unidades hospitalares administradas pela Santa Casa da Bahia, incluindo o Hospital Municipal de Catu (HMC), trazendo economia de recursos em um cenário de alta geração de resíduos infectantes, devido à pandemia do novo coronavírus.  Já com o Programa de Gestão da Água, no HMS, o hospital atingiu uma redução de 11% no consumo de água em relação a 2019.   

Em 2021 a Santa Casa da Bahia aderiu ao compromisso internacional Race to Zero, com o objetivo de zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050, e reduzir à metade até 2030.  

Para o ano de 2022, há a previsão da conclusão de perfuração de novos poços, além da finalização e reestruturação da Estação de Tratamento de Água, fazendo com que Hospital Santa Izabel passe a produzir boa parte da água consumida. 

Na área de energia, será construída uma usina fotovoltaica no interior da Bahia, para geração de energia elétrica por fonte solar (renovável) para consumo nas unidades de baixa tensão da Santa Casa da Bahia, a exemplo dos Centros de Educação Infantil (CEI’s), Programa Avançar, CAF, Posto de Coleta e Unidade Álvaro Lemos. 

No Hospital Santa Izabel, também será concluído o projeto de lavanderia híbrida, no qual foi realizada a conversão de geração de vapor por óleo BPF para geração de calor de forma híbrida, por energia elétrica (renovável) e por gás liquefeito de petróleo (GLP). Ainda na lavanderia, está em fase de projeto, a estação de reuso, para o reaproveitamento da água utilizada no processo de lavagem. 

Santa Casa da Bahia
Conheça a Santa Casa
Santa Casa da Bahia
Avenida Joana Angélica, 79, Nazaré - Salvador - BA, 40050-001, Brasil
Central: (71) 2203-9666
Hospital Santa Izabel
Geral: (71) 2203-8444
Marcação de Consulta: (71) 2203-8100
(71) 98188-3380
Certificações
Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3
QMentum IQG
QMentum IQG
2020 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital