15h00

Pacientes do HMS realizam desejo de comer prato preferido após longo período de internação

Ação “Dia do desejo” é feita por equipe de Nutrição, que leva um prato especial, escolhido pelo paciente

Compartilhe
Tamanho do Texto

"Pacientes que estão em internação prolongada no Hospital Municipal de Salvador (HMS), que é administrado pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA), tiveram seus desejos realizados, nesta quinta-feira (26), pela equipe do Serviço de Nutrição, que preparou um prato especial, escolhido por cada paciente, para realizar a vontade de comer a comida preferida deles. 

A ação chamada “Dia do desejo” acontece no HMS desde abril de 2021, mensalmente, quando nutricionistas e copeiros visitam as Unidades de Internação, realizando os desejos de pacientes que estão em internação prolongada ou em cuidados paliativos. A ação também acontece nas Unidades de Internação pediátrica, contemplando todas as crianças. 

“A ação é realizada pelos nutricionistas e por copeiros que, espontaneamente, desejam participar da ação caracterizados como a "fada do desejo". Tudo começa dois dias antes, quando os nutricionistas assistenciais realizam a triagem e a visita aos pacientes em estado de paliação e/ou internamento prolongado, para apresentar nosso cardápio com opções de preparações que atendam o desejo de cada paciente, levando sempre em conta a consistência da dieta e o que é viável, considerando a patologia e condição de mastigação”, explica a coordenadora do Serviço de Nutrição do Hospital Municipal de Salvador (HMS), Sandra Tavares. 

“Quem se alimenta com a consistência pastosa pode pedir um milk shake, um smoothie ou um pudim. Quem tem uma dieta branda pode escolher um cachorro-quente, hamburguer ou pizza. Nós também fazemos algumas adaptações, por exemplo, um paciente diabético pode comer um pudim diet. Eles escolhem e ficam na expectativa”, destaca a nutricionista. 

“No dia da ação, a equipe se fantasia, faz brincadeira, é tudo muito lúdico. As equipes de enfermagem das unidades também têm uma receptividade muito boa. Não se trata apenas da preparação do alimento, mas queremos levar algo a mais, o carinho e amor no preparo da refeição”, conta Sandra.

Santa Casa da Bahia
Conheça a Santa Casa
Santa Casa da Bahia
Avenida Joana Angélica, 79, Nazaré - Salvador - BA, 40050-001, Brasil
Central: (71) 2203-9666
Hospital Santa Izabel
Geral: (71) 2203-8444
Marcação de Consulta: (71) 2203-8100
(71) 98188-3380
Certificações
Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3
QMentum IQG
QMentum IQG
2020 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital