Hospital Municipal de Salvador comemora 2 anos do Serviço de Cirurgia Bariátrica

No mês outubro foi comemorado o Dia Mundial da Obesidade e Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, e o Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Municipal de Salvador (HMS), lançado em meio à pandemia da Covid-19, completou 2 anos de funcionamento.

Mensalmente são realizadas 20 cirurgias para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), encaminhados pela Central de Regulação Municipal.

O serviço vai além da intervenção cirúrgica, feita de acordo com padrões internacionais de elegibilidade, incluindo assistência multidisciplinar. Após o procedimento, o paciente continua sendo monitorado pelos mesmos profissionais da equipe multidisciplinar, coordenada pelo médico Creilson Campos, sendo realizados todos os exames laboratoriais e complementares necessários.

De acordo com o diretor do HMS, Gustavo Mettig, os números traduzem a alta procura pelo serviço no hospital. "O início foi em 2020, com o ambulatório e, em dezembro daquele ano, seis cirurgias já haviam sido realizadas. O projeto prevê até 20 cirurgias por mês e, se não fosse a pandemia, teríamos feito muito mais".

Já foram realizadas mais de 390 cirurgias e quase 12 mil atendimentos ambulatoriais. "Há uma população carente do serviço. Desde que a pandemia diminuiu, mantemos a média de 20 procedimentos ao mês. A procura sempre se manteve alta", destaca o diretor.

Todo atendimento voltado para a realização do ato cirúrgico deve ser indicado, previamente, através de atendimento na rede básica. O paciente com indicação para o procedimento passa antes por uma equipe multidisciplinar, para verificar se o caso atende aos critérios necessários para realização da cirurgia.