09h15

Santa Casa da Bahia assina termo com a Prefeitura para atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual

Compartilhe
Tamanho do Texto
Santa Casa da Bahia assina termo com a Prefeitura para atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual

A Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA) assinou, nesta quarta-feira (22), com a Prefeitura Municipal de Salvador (PMS), por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres Infância e Juventude (SPMJ), um Termo de Fomento com o objetivo de oferecer atividades educativas, artísticas e suporte psicossocial para crianças e adolescentes vítimas de abuso, violência sexual ou em situação de vulnerabilidade e risco.  

O documento foi assinado pelo provedor da Santa Casa da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves, pela vice-prefeita e secretária de Saúde do Município de Salvador, Ana Paula Matos, e pela secretária de Políticas para Mulheres Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo.  

A Santa Casa da Bahia foi selecionada, através de edital, e receberá investimentos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) para realizar o projeto “Sementes do Amanhã”, que irá atender, durante 12 meses, cerca de 210 crianças e adolescentes com faixa etária entre 7 e 17 anos, no período de contraturno escolar. Os atendimentos serão realizados no Programa Avançar - Centro de Referência em Promoção Social da SCMBA, situado no Bairro da Paz, em Salvador. 

“Esse é um trabalho que já vem sendo realizado na Santa Casa da Bahia, através de psicólogos voluntários. Agora teremos a possibilidade da contratação de profissionais especializados para prestar esse atendimento no Bairro da Paz, ampliando a assistência às crianças e adolescentes vítimas de abuso e violência sexual”, afirmou provedor da Santa Casa da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves. 

A vice-prefeita e secretária de Saúde do Município de Salvador, Ana Paula Matos, destacou a importância da parceria. “A causa é nobre e cada dinheiro investido da Prefeitura vai gerar frutos, é a efetivação de uma política pública em prol do cuidado com as nossas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, pontuou.  

Fernanda Lordelo, secretária de Políticas para Mulheres Infância e Juventude (SPMJ) ressaltou que o projeto chega para cuidar das crianças e fortalecer as famílias.  

“O projeto será aplicado no contraturno escolar fazendo toda diferença na vida dessas famílias que pode, através dele, ter a identificação das necessidades dessas crianças, nos aspectos relacionados à saúde, violação de direitos, dentre outros. É um projeto que vem para cuidar das crianças e fortalecer as famílias”.  

Participaram também do evento, a mordoma diretora da Assistência Social da Santa Casa da Bahia, Celia Pitangueira, mordoma diretora de Captação de Recursos da Santa Casa da Bahia, Risalva Telles, gerente de Captação de Recursos da Santa Casa da Bahia, Soraia Palmeira, gestor do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), Marlos Matos Carvalho, e o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) Salvador, Leu Brasil. 

Foto: Adam Vidal / Secom

Santa Casa da Bahia
Conheça a Santa Casa
Santa Casa da Bahia
Avenida Joana Angélica, 79, Nazaré - Salvador - BA, 40050-001, Brasil
Central: (71) 2203-9666
Hospital Santa Izabel
Geral: (71) 2203-8444
Marcação de Consulta: (71) 2203-8100
(71) 98188-3380
Certificações
Acreditação com Excelência ONA 3
Acreditação com Excelência ONA 3
QMentum IQG
QMentum IQG
2020 - 2024. Santa Casa da Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital