Programa certifica práticas sustentáveis do Hospital Municipal de Salvador

Pelo terceiro ano consecutivo, o Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Municipal de Salvador (HMS), gerido pela Santa Casa da Bahia, mantém o conceito inovador de cozinha sustentável por meio do Programa Green Kitchen. De amplo alcance, essa iniciativa foi recertificada, o que reafirma o compromisso do HMS com a segurança alimentar e nutricional das refeições servidas aos nossos pacientes e colaboradores e ao mesmo tempo a promoção de práticas ambientais responsáveis.

O diretor geral do HMS, Gustavo Mettig, ressalta que para uma unidade que em seus seis anos de funcionamento tem demonstrado cuidado para um atendimento humanizado com segurança e qualidade, esta certificação reforça os eforços positivos em prol dos pacientes SUS.

O Programa certifica ações ligadas à sustentabilidade ambierntal e de alimentação saudável nas cozinhas profissionais e serviços de nutrição hospitalar no país. Fernando Andrade de Lira, coordenador de Sustentabilidade Ambiental da Santa Casa, ressalta que o HMS reforçou o compromisso com a sustentabilidade no ambiente hospitalar. “É um hospital que alia alimentação de qualidade e práticas sustentáveis aos pacientes e colaboradores”, afirmou.

Essa opinião é compartilhada por Sandra Tavares Brito Vieira, coordenadora de Nutrição do HMS. Ela ressalta que o cuidado e o suporte firmados incluem abordagens estratégicas. “Essas abordagens envolvem desde a qualificação doss fornecedores, a seleção de alimentos orgânicos, temperos naturais, a prescrição nutricional segura e as ações de educação nutricional e humanização”, afirma Sandra.