Nesta quinta-feira (9) foi realizada, na Faculdade Santa Casa (FSC), a palestra com o tema “Quarto centenário da invasão holandesa na Bahia”, ministrada pelo historiador Pablo Iglesias e pelo engenheiro Artur Watt Filho.
A palestra faz parte da III edição do Ciclo de Palestras Cultura e Prosa, evento realizado pela Diretoria do Patrimônio Cultural da Santa Casa de Misericórdia da Bahia.
“Abordarei, nesta palestra, um pouco sobre a resistência local durante a invasão. Nós temos a visão do primeiro episódio global da história, mas, não temos a dimensão local na historiografia. Foi algo que ficou muito abafado e está sendo resgatado através de novos documentos encontrados a partir de 2022. Vou falar sobre a participação de indígenas e dos brasílicos no cerco, no ataque aos holandeses e na defesa da terra. Além da historiografia, sobre como as leituras desse episódio foram transformadas a partir do século XIX até o século presente”, disse Pablo, que é doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Artur Watt Filho, que é coautor dos livros “Documentos inéditos sobre a invasão da Bahia” e “A vitória esquecida”, falou sobre os antecedentes da invasão e a preparação da armada de conquista.
Inscrições – Para participar das palestras da III edição do Ciclo de Palestras Cultura e Prosa, as inscrições podem ser feitas através do site da Faculdade Santa Casa (faculdadesantacasa.edu.br). O ingresso, por palestra, custa R$40 mais 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados aos projetos sociais da Santa Casa da Bahia. O pagamento pode ser realizado via boleto bancário ou cartão de crédito. As vagas são limitadas.
Mais informações podem ser obtidas através do telefone (71) 2203-9850.