
Entre os dias 11 e 15 de agosto, o Hospital Municipal de Salvador (HMS) realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), com uma programação que destacou a segurança, a saúde mental e a prevenção de acidentes no ambiente hospitalar.
O evento, organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA), em parceria com a equipe de Segurança do Trabalho, mobilizou os colaboradores em atividades reflexivas, palestras e ações práticas.
Na abertura, o Dr. Ivan Paiva, coordenador do SAMU, alertou para os riscos do trajeto ao trabalho, especialmente para quem utiliza mototáxi, ressaltando a importância da atenção redobrada no trânsito. Além disso, o dia contou com atividades lúdicas e um momento descontraído de maquiagem, que aproximaram ainda mais a equipe.
As atividades envolveram também a participação ativa da psicóloga Isabel Cardoso, que conduziu com um momento de reflexão com os profissionais da UTI, seguido por uma palestra sobre saúde mental e doenças ocupacionais, reforçando a atenção necessária ao bem-estar emocional dos colaboradores. Outra atividade importante foi a palestra realizada pela Unidade de governança, riscos e compliance sobre Assédio.
A SIPAT também reuniu residentes da emergência, da pediatria e da clínica médica para discutir temas como os acidentes com perfurocortantes e a importância do cuidado no manuseio desses materiais, prevenindo riscos e protegendo a saúde dos profissionais.
Além das atividades educativas, o HMS realizou uma campanha de arrecadação de produtos de higiene pessoal para beneficiar pacientes em situação de vulnerabilidade econômica, reforçando o compromisso social do hospital.
Por fim, reforçando ainda mais a segurança, a Central de Controle de Zoonoses – CCZ, realizou uma palestra educativa e orientou os colaboradores sobre os cuidados em relação a animais peçonhentos comuns na região de Cajazeiras.
“O nosso objetivo foi conscientizar os colaboradores para evitar acidentes. Queremos fortalecer a cultura de segurança e promover um ambiente de trabalho mais saudável e protegido para todos”, destacou Gustavo Mettig, diretor geral do hospital.
A SIPAT movimentou o HMS, fortalecendo o engajamento dos colaboradores em prol da prevenção e do cuidado integral, evidenciando a importância do papel da CIPAA e das ações contínuas para garantir segurança e saúde no trabalho.