Do primeiro emprego à coordenação de Enfermagem do Centro Cirúrgico: conheça a história de Delzuita Souza

Delzuita Nascimento Souza se formou em Enfermagem em novembro de 1991, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e sempre teve o sonho de trabalhar na Santa Casa da Bahia.

“Sabia que lá havia um hospital de ensino e pesquisa [Hospital Santa Izabel], bastante conhecido, que dava muitas oportunidades aos profissionais”, lembra.

Poucos meses depois, em março de 1992, ela realizou o primeiro processo seletivo para trabalhar na instituição e logo foi admitida, em 6 de abril do mesmo ano.

Atualmente, Delzuita é a coordenadora de Enfermagem do Centro de Cirurgia Geral, de Cirurgia Robótica e da Central de Materiais Esterilizados (CME), e lembra como era o local há 30 anos, quando não havia a tecnologia e estrutura disponível.

“Lembro que, naquela época, o Centro Cirúrgico era todo em azulejo, o que hoje é contraindicado pela Liga Baiana de Cirurgia (LBC). Havia 11 salas e 1 delas era utilizada para pacientes indigentes que, muitas vezes, precisavam realizar amputação. Eles eram recolhidos nas ruas, pelas freiras, para serem cuidados, com muitos ferimentos. A Central de Materiais Esterilizados (CME) funcionava dentro do Centro Cirúrgico, o que hoje não é mais permitido. Fazíamos mais de 50 cirurgias por dia. Era um movimento muito grande. Inúmeras vezes me deu vontade de desistir, pois trabalhávamos com muitos pacientes graves e, naquela época, não havia estrutura tecnológica. Mas sempre me encantei com a qualidade dos profissionais, o corpo técnico médico e de enfermagem”, descreve.

Com o passar dos anos, o Centro Cirúrgico do Hospital Santa Izabel (HSI) passou por diversas reformas, sem deixar de perder a qualidade da assistência.

“Acompanhei toda essa evolução e implantação de novas tecnologias. Aqui, eu vivenciei cirurgias pioneiras, a exemplo do primeiro transplante cardíaco, que nunca havia sido realizado em Salvador. Vi a separação de gêmeos xipófagos. Vi a primeira cirurgia robótica da Bahia, que me fez estudar mais ainda, pois a diretoria sempre investiu no nosso treinamento”, destaca.

Quando o programa de cirurgia robótica do HSI se tornou referência na Bahia, Delzuita teve a iniciativa de criar um projeto para implementar o primeiro curso de pós-graduação em Bloco Cirúrgico com ênfase em Cirurgia Robótica, para profissionais de enfermagem, na Faculdade Santa Casa (FSC).

“A enfermagem tem um papel muito importante no preparo do robô e da sala. Nosso curso de pós-graduação, no qual sou coordenadora e professora, já formou 24 enfermeiros robóticos”, diz.

Para quem está iniciando na carreira, a experiente enfermeira dá o conselho: “Nunca desista dos seus sonhos e da sua capacidade técnica. Para ser enfermeiro, tem que amar a profissão. Você só consegue colocar seu conhecimento quando tem uma instituição que agrega valor a você. Não tenha medo dos desafios e esteja sempre em busca de conhecimento”.